A primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, anunciou hoje (20) que vai renunciar ao cargo que ocupava há pouco mais de 40 dias, após suceder Boris Johnson. Segundo ela, o rei Charles III já foi comunicado de sua intenção de deixar o cargo. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (20), na sede do governo britânico, localizada no número 10 da Downing Street.
Apesar das dificuldades pelas quais Liz tem passado, ela mesma havia dito ontem (19) ser uma “lutadora e não uma desistente”, em meio a críticas internas de seu partido – o Partido Conservador –, que acabaram por forçá-la a abandonar um plano de corte de impostos.
Liz Truss, que substituiu Boris Johnson, é a terceira líder consecutiva a deixar o poder antes da hora no Reino Unido - e a premiê mais breve da história do país. Ela já sofria forte pressão para renunciar por conta de um polêmico plano econômico. Conservadores devem escolher novo líder até 28 de outubro.
A situação levou, inclusive, alguns parlamentares conservadores a pedirem a sua substituição.
Liz Truss permanecerá no cargo até que um novo nome seja indicado pelo parlamento inglês. Em seu discurso, a primeira-ministra disse ter entregue medidas no setor de energia, reiterou sua defesa de corte de impostos, mas destacou que não se via em condições de dar sequência a seus planos de governo.
Informações: Agência Brasil
Foto: Arquivo/Pop Mundi