O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse hoje que, graças ao sistema de prevenção e gestão de risco uma tragédia maior foi evitada em Medellín. Ontem à noite, o desabamento de um prédio residencial de 24 andares na cidade deixou um saldo parcial de um morto e dez desaparecidos.
Na sexta-feira, devido ao surgimento de enormes rachaduras no imóvel, os moradores foram obrigados pelas autoridades a deixar o local. "É necessário primeiro informar que o sistema de prevenção e gestão de risco funcionou perfeitamente, porque o comitê municipal advertiu os moradores já na sexta-feira. As pessoas deixaram o edifício, por isso tivemos um número muito pequeno de vítimas", disse o presidente.
Santos falou sobre o desabamento quando estava em Cartagena. Ele disse que há cerca de 140 socorristas trabalhando com maquinário pesado no local e que eles não encerrarão o trabalho enquanto não forem encontrados todos os desaparecidos. Apesar do tamanho das rachaduras, a construtora do prédio dizia até pouco antes do desabamento que não havia risco.
Fonte: UOL