Tecnologia, criatividade e inclusão no 5º Maker Day Brasil

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

21/09/2022

Tecnologia, inovação e inclusão serão temas de um evento colaborativo que acontece simultaneamente em 24 cidades do Brasil, incluindo Franca, neste sábado (24). 

O Maker Day Brasil chega em sua 5ª edição promovendo diversidade e inclusão por meio da cultura maker. As atrações serão abertas para toda a comunidade e o acesso é totalmente gratuito.

É importante entender que a cultura maker é uma tendência de um novo conceito educacional onde tem por filosofia incentivar a criatividade, seja individual ou em grupos, na criação de artefatos que são recriados e montados com o auxílio de softwares e/ou outros tipos de objetos, no melhor estilo “faça você mesmo”.

“Fala-se tanto sobre o mundo globalizado onde todas as barreiras geográficas foram quebradas e muito disso se deu graças aos avanços tecnológicos. Portanto, a inclusão de todos os cidadãos, independente de sua condição física ou psicológica, deve ser uma prática cada vez mais comum em todos os ambientes. Nós estamos muito felizes em poder promover esse evento aqui no nosso Espaço Maker acreditando que esta é a primeira de várias iniciativas conectando pessoas de toda a sociedade. Juntos buscaremos soluções para os desafios enfrentados diariamente por aqueles com algum tipo de condição especial”, comenta Raquel Lambert, fundadora e diretora-executiva do CCBEU Franca, sobre a importância desta iniciativa.

A assistente social Alessandra Silva, da Sociedade dos Cegos de Franca, que é uma das parceiras do evento, destaca que essa edição do Maker Day demonstra para a sociedade que as pessoas com deficiência podem ser incluídas em várias atividades e são capazes de desenvolturas significativas e com semelhança às pessoas que não têm a deficiência.

“São cidadãos que também participam da economia do município, do estado, do país e têm direitos e deveres iguais e necessitam de todo aporte das políticas públicas para serem inclusos em todas as atividades de vida diária e prática”. Fernandes, atleta do Goalball (estilo de futebol para deficientes visuais), fará uma palestra sobre sua trajetória de vida, incluindo a deficiência visual e o resgate pelo esporte paralímpico.

O evento vai acontecer na Avenida Major Nicácio, 1907, na Cidade Nova.

Foto: Divulgação