Cães são listados entre os 10 animas expostos ao vírus da Monkeypox, a varíola de macacos.
A inclusão foi feita pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos após relato do primeiro caso suspeito de transmissão do homem para um cachorro em Paris, na França.
Segundo o CDC, a doença pode se espalhar entre pessoas e animais e o centro de controle mantém estudos sobre quais animais podem contrair a infecção. A evidência da disseminação do vírus de humanos para cães foi publicada na revista científica The Lancet.
O relato pode gerar orientações sobre como cuidar dos animais de estimação no caso de convívio no mesmo ambiente que uma pessoa contaminada. Entre humanos, a monkeypox é transmitida por meio de contato direto com erupções na pele, crostas ou fluidos corporais.
Pode passar também por secreções respiratórias durante contato pessoal prolongado ou por proximidade física, como beijo, abraço ou relação sexual. A suspeita de transmissão do homem para o cão foi relatada em um animal da raça galgo italiano de quatro anos de idade.
Os tutores do animal haviam sido infectados 12 dias antes da manifestação dos sintomas no cão, segundo estudo da Lancet. O cão apresentou lesões na pele e mucosas, pústulas no abdômen e ferida no ânus. Especialistas identificaram que a lesão tinha característica semelhante a dos humanos.
Foto: Rádio Imperador/Pop Mundi