close

Inverno é o período de maior transmissão de vírus e bactérias

Jacqueline Galgani 01/08/2022 10:02

Inverno é o período de maior transmissão de vírus e bactérias e a previsão é de queda da temperatura em Agosto. 

Tempo mais frio do inverno e mudanças de temperatura contribuem para doenças infecciosas como gripe e pneumonia. Além de reforçar os cuidados com a alimentação e agasalhos é importante evitar locais fechados e aglomerações. 

A higienização das mãos e o uso da máscara facial também são medidas de prevenção contra vírus e bactérias.  De acordo com a infectologista Lessandra Michelin sobre as doenças que costumam surgir no período do inverno,  as mais comuns são as infecções respiratórias, que podem ser transmitidas por vírus ou bactérias. Ela explica por que nesta época do ano o risco de adquirir essas doenças é maior. "Porque as pessoas ficam mais confinadas, convivem mais em grupo e isso faz com que elas acabando se expondo a doenças respiratórias", explicou.

Um dos agravantes é a pneumonia, alerta a médica, que chama a atenção para os sintomas "a pessoa geralmente tem febre alta, dor para respirar, dor no peito e nas costas, tosse seca ou com catarro e também muita falta de ar".  

A infectologista Lessandra Michelin reforça que todas as pessoas devem adotar medidas para se proteger das doenças do inverno. "Mantenha o distanciamento, não toque nos olhos, nariz e boca e quando estiver com sintomas gripas, não devemos sair de casa", disse a médica. 

Vale lembrar que a previsão é que agosto terá temperaturas mais baixas que julho, com frio e chuva em boa parte do país, alternados com períodos de melhora.

Foto: Arquivo/Portal Pop Mundi.


Podcasts
11/08/2022
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje
11/08/2022
Mensagem do Dia
10/08/2022
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje
10/08/2022
Mensagem do Dia
09/08/2022
Mensagem do Dia