O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciará, a partir de segunda-feira (1º), o Censo Demográfico 2022. Todos os domicílios brasileiros serão visitados e a pesquisa será realizada por meio de questionário, por um recenseador. Os resultados contribuirão para todo o planejamento público e privado da próxima década.
O Censo é a única pesquisa estatística oficial que traz informações sobre os seguintes temas: religião, população indígena, deficiência, fecundidade, nupcialidade, migração, deslocamento para trabalho ou estudo, aglomerados subnormais (favelas e assemelhados) e as características do entorno dos domicílios em áreas urbanas. De acordo com o IBGE, todos os recenseadores – pesquisadores que vão aos domicílios – estarão devidamente identificados, com uniforme e crachá.
Em cada domicílio, pelo menos uma pessoa é entrevistada, e ela poderá responder por todos os demais moradores.A coleta está prevista para durar três meses, até o dia 31 de outubro.
No Brasil, são cerca de 75 milhões de domicílios, onde vivem os 215 milhões de brasileiros em todos os 5.570 municípios do país. Com um orçamento de cerca de R$ 2,3 bilhões, este será o 13º Censo da história do país. O primeiro foi realizado em 1872, ainda durante o Império. Desde 1940, a pesquisa é realizada pelo IBGE.
Foto: Divulgação