Tecnologia elétrica para não agredir o meio ambiente

Autor: Redação Pop Mundi

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06/10/2013

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A expressão "propulsão elétrica" realmente se tornou assunto recorrente para a BMW. Inclusive no universo de duas rodas. A fabricante bávara oficializou a entrada da scooter ecologicamente correta C Evolution em sua gama. O modelo usa um motor elétrico com arrefecimento líquido e conta ainda com toda a bagagem tecnológica utilizada pela BMW Motorrad em segmentos superiores. O Evolution se refere não só à propulsão elétrica, mas também à nova linha de maxiscooters da BMW Motorrad, lançada no ano passado, com os modelos C600 Sport e C650 GT.

Apesar de utilizar propulsão 100% elétrica, a BMW também espera colocar a C Evolution para brigar no segmento de maxiscooters. Para isso, conta com um motor capaz de produzir números próximos aos de outras motos do segmento. Instalada na extremidade do monobraço traseiro, a unidade elétrica gera 47 cv de potência máxima a 4.650 rpm. O torque máximo, de 7,34 kgfm, é entregue aos 4.500 giros. A scooter "verde" alcança a velocidade máxima de 120 km/h. Os modelos C600 e C650, com 60 cv, têm até mais potência, mas perdem em torque - produzem apenas 6,73 kgfm.

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Sistema verde. A C Evolution tem autonomia para até 100 km com uma carga completa. As baterias que alimentam a moto são do tipo íon de lítio e precisam de quatro horas para ser totalmente carregadas. A scooter tem um sistema de frenagem regenerativa, que converte em energia a carga gerada pelos freios - equipados também com ABS. O modelo conta ainda com quatro modos de mapeamento do motor, todos, segundo a BMW, para otimizar a relação entre a entrega de potência e a autonomia da moto. O modo "Dynamic" entrega à C Evolution todo o torque e a potência para gerar o máximo de aceleração, com o sistema de regeneração de energia também em sua máxima capacidade. Com o modo "Road" selecionado, o potencial de aceleração é o mesmo, mas apenas 50% da energia é recuperada pelos freios. O "Eco Pro" prioriza a autonomia com a redução do poder de aceleração e aumento da recuperação de energia. Já o modo "Sail" desliga a frenagem regenerativa. Visual. Por fora, a C Evolution aproveita aspectos das outras maxiscooters da BMW. O largo escudo frontal e os retrovisores com as luzes indicadoras de direção em LED são semelhantes aos da C 650 GT. Já a C 600 Sport cedeu à C Evolution a carenagem, os faróis triangulares menores e o estilo com a traseira mais alta, com o assento em dois níveis. A princípio, terá apenas a mescla entre verde, cinza e branco. A scooter só começa a ser vendida na Europa em 2014.

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Ficha técnica Motor: Elétrico, síncrono com ímã permanente, refrigerado a água e alimentado por baterias de íons de lítio de 60 Ah e voltagem nominal de 3,7 v Potência: 48 cv. Torque: 7,34 kgfm. Câmbio: Automático CVT. Autonomia: 100 km. Tempo de recarga: 4 horas.

Fonte: O Tempo