close

Queimadas são proibidas em todo território nacional por quatro meses

Mirellem 25/06/2022 12:30

Nos próximos quatro meses, queimadas estão proibidas em todo o país. 

O inverno começou na última terça-feira (21), e com isso o clima entra num período de seca e de estiagem, propício para queimadas e incêndios.

O decreto presidencial publicado em 23 de junho, suspendeu, por 120 dias, operações com uso de fogo em práticas agropastoris e florestais. Essa medida é adotada sempre no início da estação de seca para evitar incêndios, que se alastram com mais facilidade.

Em 2021, no período de estiagem foram registrados diversos focos de incêndio que causaram inúmeros transtornos na cidade de Franca e em toda a região.

Canaviais foram incendiados fazendo com que a rodovia Cândido Portinari que liga Franca a Ribeirão Preto, e as rodovias Altino Arantes no sentido Sales Oliveira e a Estrada do Leite sentido Patrocínio Paulista fossem interditadas.

Também foi registrado, uma queimada que causou instabilidade na rede de energia elétrica, deixando diversos bairros de Franca eletricidade.

Está permitido o uso de fogo apenas com permissão especial, em situações excepcionais, como nas ações supervisionadas de combate a incêndios acidentais em florestas, práticas de agricultura de subsistência executada por populações tradicionais e povos nativos ou atividades científicas autorizadas pelo órgão ambiental competente. 

As queimadas controladas, em áreas distantes dos biomas da Amazônia e do Pantanal estão liberadas com autorização prévia, desde que comprovada a necessidade imprescindível à atividade pastoril ou florestal, e para fins de pesquisa científica e tecnológica. 

Foto: Reprodução


Podcasts
09/08/2022
Mensagem do Dia
09/08/2022
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje
08/08/2022
Mensagem do Dia
08/08/2022
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje
06/08/2022
Mensagem do Dia