GAECO cumpre mandados de prisão contra quadrilha em Franca

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

22/06/2022

O GAECO (Grupo de Atuaçao Especial de Combate ao Crime Organizado), do Ministério Público de Franca, deflagrou nesta quarta-feira (22) 76 mandados de busca e apreensão na cidade e outros 18 municípios. A investigação objetiva averiguar e desmanchar uma organização criminosa que lava capitais oriundos da exploração de jogos de azar por todo o país. Ao todo, 33 pessoas serão investigadas, além de diversas pessoas jurídicas. 

Os mandados de busca e apreensão acontecem nas cidades de Barueri, Francisco Morato, Santana de Parnaíba, São Paulo, Campinas, Itatiba, Itupeva, Itaquaquecetuba, Piracicaba, São Pedro, Ribeirão Preto, Guarujá, Praia Grande, Barretos, Franca, Miguelópolis, Nuporanga, Rifaina e São Joaquim da Barra.

Segundo informações, a organização criminosa movimentou cerca de R$ 170 milhões, ilegalmente, entre janeiro de 2017 até dezembro de 2021.  Esse valor foi obtido através de supostas atividades de venda de noteiros (validadores de cédulas) para estações de acesso à internet, bem como locação de referidas instalações, com posterior branqueamento por empresas de veículos, construtoras e diversas outras. 

Os integrantes da organização criminosa estão sendo investigados em dois procedimentos investigatórios criminais do Gaeco e as cautelares deferidas pelos juízos respectivos determinaram, além das buscas, o sequestro de todos os bens dos investigados, dentre contas bancárias, veículos, imóveis e outros ativos com valor econômico. 

A organização se utilizava de supostas vendas dos noteiros, máquinas utilizadas para contagem de cédulas de dinheiro, para mascarar os recursos obtidos ilegalmente.

Ainda de acordo com informações, participam dessa operação 24 promotores de Justiça, 33 servidores do Ministério Público, 40 auditores Fiscais, 8 delegados, 95 policiais civis e 156 policiais militares.

 

Foto: Reprodução