PopMundi

Confira a programação e o horário da procissão de Corpus Christi

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

16/06/2022

Comemorado nesta quinta-feira (16), Corpus Christi segue uma tradição que tem origem no século XIII e é celebrada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na segunda quinta-feira depois do Domingo de Pentecostes.

Feito com serragem, sal colorido borra de café, areia, cascas de ovos, tampinhas e flores, os tradicionais tapetes representam desenhos que remetem a símbolos e cenas importantes da fé católica como o cálice, o vinho, a cruz, o sagrado coração de Jesus, o pão e a hóstia. Além, claro, de retratar imagens de Jesus, de Maria e também o símbolo do Espírito Santo (pomba branca).

A tradição dos tapetes, que começou na Europa, foi trazida para o Brasil no século passado. O simbolismo dos tapetes, que podem ser estendidos nas ruas ou dentro da Igreja, uma alusão à grandeza de Cristo para os fiéis.

Em Franca, fieis de 24 paroquias participam da confecção dos tapetes que foram feitos nas ruas ao entorno da Praça Nossa Senhora da Conceição, a Catedral, no Centro da cidade. Para isso, os católicos se preparam desde às 6h30 para a execução dos tapetes. As ruas foram interditadas das 6h e segue até às 19 horas.

Após dois anos, devido à covid-19, a tradicional solenidade voltou a ser comemorada em Franca. A programação, que contou com missas às 8h e as 10h, terá missa às 16 horas presidida pelo Bispo Diocesano Dom Paulo Roberto Beloto seguida da tradicional procissão, por volta das 17 horas, com o Santíssimo Sacramento e a benção final.

Pe. Wallace Nunes de Aguiar Honório, da Catedral, destacou que “é uma alegria poder retornar a esse momento. É um momento especial porque professamos a nossa fé na santíssima eucarística e também adoramos o senhor presenta na nossa vida”.

Ouça a entrevista completa com Padre Wallace que fala sobre as comemorações de hoje:

 

Foto: Gabriela Buranelli