Intenção de consumo das famílias paulistanas cai 1,5% em agosto

Autor: Redação Pop Mundi

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23/09/2013

A Intenção de Consumo das Famílias caiu 1,5% em agosto na comparação com julho, segundo levantamento divulgado hoje (23) pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Em relação a agosto do ano passado, a queda foi maior: 15,1%.

De acordo com a entidade, o resultado obtido é reflexo da insatisfação das famílias paulistanas em relação às condições econômicas atuais e aos serviços públicos, que foram pauta das manifestações ocorridas em junho e ainda causam impacto na intenção de compra.

Em uma escala que varia de 0 a 200 pontos, foi registrado um índice de 120,6. O resultado é considerado satisfatório, pois ultrapassou a marca dos 100. No entanto, a pontuação de agosto foi a segunda menor da série histórica iniciada no mesmo mês de 2009, quando atingiu 120,3 pontos.

A FecomercioSP registrou queda em cinco dos sete itens avaliados. O que mais caiu foi o nível de consumo atual (5,9%), que chegou a 89,8 pontos - menor pontuação da série histórica. O segundo pior resultado foi o da renda atual (-4%), seguido por momento para duráveis (-3,8%), acesso ao crédito (-2%), e emprego atual (-1,3%).

Os dois itens em que foram registradas alta são: perspectiva profissional (2,5%), e perspectiva de consumo (4%). Segundo a entidade, esses números "podem indicar uma perspectiva de reversão da trajetória da intenção de consumo, aliado à inflação desacelerada e à taxa de desocupação ainda baixa".

Fonte: Agência Brasil