PopMundi

Quase 30 motoristas são multados por hora no Brasil por uso de celular

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

13/05/2022

Usar o telefone enquanto dirige para falar, ler ou mandar mensagem, é infração pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Conduzir com apenas uma das mãos por segurar ou manusear o celular é uma infração gravíssima, punida com multa de 293 reais e 7 pontos na carteira de habilitação. E a punição tem sentido. Usar celular ao volante é perigoso.

Estudos apontam que a prática aumenta em até 400% o risco de acidentes. Isso porque, o fato de estar falando, lendo ou digitando ao celular diminui muito o tempo de reação do motorista, é o que informa a Rádio2.

Ainda assim, muito condutor brasileiro coloca a própria vida e a vida dos demais usuários das vias em risco.

Dados do Registro Nacional de Infrações de Trânsito divulgados pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego revelam o Brasil registra 28 multas por uso de celular ao volante a cada hora. Ao todo, no ano passado, foram 246.438 infrações de trânsito por uso de celular. 

Quase um terço desse total foi registrado em São Paulo, estado onde 91.362 pessoas foram flagradas utilizando os aparelhos ao volante em 2021.

Vale ressaltar que nem todo motorista que fala ou digita ao celular é flagrado por autoridade de trânsito, o que significa que, apesar de já serem grandes, os registros desse tipo de ocorrência provavelmente estão subnotificados.

 

Foto: Reprodução