Trabalho infantil é tema de debate em Audiência Pública

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

28/04/2022

A Câmara Municipal de Franca realizou na manhã de ontem, quarta-feira (27), uma Audiência Pública com o tema ‘o trabalho em rede e as políticas públicas necessárias para a proteção das crianças e adolescentes’.

A discussão contou com profissionais que destacaram  ações realizadas nos últimos anos com a criação de uma rede com a participação de diversos órgãos e instituições, entre eles, o Juizado Especial da Infância e da Adolescência da Justiça do Trabalho de Franca (JEIA) criado em 25 de novembro de 2014, a promoção do Fórum Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil em 2016, e muitas outras.

Durante o debate os profissionais destacaram que a situação é um problema sério e contribui para manter um ciclo de pobreza na cidade. Além disso, evidenciaram a importância do poder público e as dificuldades encontradas na fiscalização das irregularidades em relação ao combate ao trabalho infantil. Por fim, destacaram ainda a intenção de até 2025 fazer Franca virar referência, no Brasil, na erradicação do trabalho infantil. 

Os números sobre O atual cenário local também foram apresentados e apontam que 50% das famílias atendidas pela assistência social tem 1 pessoa desempregada, 1/3 da população atendida indicam até 3 pessoas desempregadas na família, e 61% das famílias atendidas pela política de assistência social estão inseridos em ocupações informais.

Ainda segundo os dados da Fundação Estadual de Análise de Dados (SEADE 2010), em Franca, 71.673 pessoas viviam em situação de vulnerabilidade entre média e alta, 22% da população.

 

 

Foto: Reprodução