PopMundi

Começam as ações no combate à dengue, confira

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

28/04/2022
Os moradores do Jardim Luíza II, na Região Norte da cidade, foram os primeiros a receber a visita dos agentes de controle de vetores que começou ontem, quarta-feira (27). A ação contou o apoio de um grupo de 10 atiradores do TG 02-013 (Tiro de Guerra) no trabalho de prevenção e eliminação a dengue.
 
Durante o período da manhã, as equipes percorreram várias ruas do bairro, definido pela Vigilância Ambiental para o início da ação, devido ao registro de maior incidência de larvas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.
 
Caio Carvalho, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, ressaltou que os agentes uniformizados e credenciados, acompanhados pelos atiradores, foram bem recebidos pela população, durante a visitação casa a casa, em escolas, creches e estabelecimentos comerciais do local e reforçou que a população continue auxiliando neste trabalho, descartando qualquer tipo de material ou objeto, que possam servir de criadouro para o mosquito.
 
Segundo ele, durante as visitas, além das informações para a prevenção da doença, os agentes e atiradores reforçaram as orientações e observações sobre o 'fumacê', que também será iniciado pelo Jardim Luíza hoje, quinta-feira (27), a partir das 17h. Nas residências, onde não foi possível encontrar os moradores, foram deixados panfletos com orientações sobre a ação. 
 
Durante o 'fumacê', os moradores deverão manter as portas, janelas e cortinas abertas para facilitar a entrada do inseticida no imóvel. As pessoas não deverão permanecer nas calçadas, com crianças e os animais. Se na residência, houver pessoas doentes ou acamadas, estas deverão ser mantidas no quarto, com as portas e janelas fechadas, permanecendo por 30 minutos depois do final da ação.
 
Os moradores deverão guardar em local fechado ou cobrir, alimentos, água e utensílios de cozinha, roupas limpas e/ou penduradas no varal (mesmo molhadas), comedouros e bebedouros de animais e gaiolas de passarinhos. Retirar ou manter suspensas roupas de cama e toalhas de mesa.  
 
A programação dessa ação passará a ser divulgada pela Vigilância Ambiental, diariamente, pelas redes sociais da Prefeitura (Facebook e Instagram), sem contar a distribuição de panfletos e carro de som, com orientações gerais aos moradores sobre as maneiras que deverão proceder  durante a ação. 
 
Segundo a Vigilância Ambiental, até esta quarta-feira (27), foram registrados 2.754 casos positivos para dengue e a confirmação de duas mortes. 
 
 
Foto: Reprodução