Macron é reeleito presidente da França

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

25/04/2022

Reeleito ontem (24), o presidente francês, Emmanuel Macron, terá vários desafios em seu segundo mandato. Segundo resultados definitivos do Ministério do Interior, Macron foi reeleito com 58,54% dos votos.

Marine Le Pen, da direita radical, sua rival no segundo turno, obteve 41,46%, o melhor resultado já obtido pelo Reunião Nacional (também conhecido em português como Reagrupamento Nacional, ex-Frente Nacional) em uma votação.

A abstenção foi de 28%, uma das mais elevadas nas últimas décadas.

Apesar de ter vencido com uma vantagem considerável, ainda mais para um presidente em exercício, houve um avanço considerável da direita radical de Le Pen, que no segundo turno da eleição presidencial de 2017 havia obtido 33,9% dos votos.

Em seu discurso na noite de domingo, após a divulgação das projeções que indicaram sua vitória, realizado nos jardins do Champs de Mars, com a torre Eiffel ao fundo (em 2017, Macron havia escolhido a pirâmide do Louvre como cenário), o presidente reeleito reconheceu que a França está dividida e prometeu encontrar "respostas" aos franceses que expressaram "raiva e desacordos" ao votar em Le Pen ou que se abstiveram nas eleições.

Ele também reconheceu que parte dos eleitores votou nele "não para apoiar suas ideias, mas para barrar a extrema direita" e afirmou querer levar seu projeto "com força nos próximos anos, sendo depositário também das divisões e diferenças que foram exprimidas."

Macron disse ainda no discurso que "não é o candidato de um campo, mas o presidente de todos" e prometeu reformular o método de governar a França, afirmando que os próximos anos não serão "uma continuidade" do atual mandato. Ele declarou também que "ninguém será deixado na beira do caminho".

 

Foto: Reprodução