11 de Abril, Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

11/04/2022

Dia 11 de abril é o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson, tremores nas mãos e pernas, rigidez muscular, movimentos lentos, desequilíbrio, queda fácil e incoordenação são alguns dos principais sintomas das pessoas com a doença, esse dia foi instituído pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para entender essa e outras doenças comuns à sociedade é fundamental procurar um encaminhamento médio, tratamento adequado e responsável.

Tem como objetivo elucidar a doença e as possibilidades de tratamento para que os pacientes e seus familiares tenham uma melhor qualidade de vida. James Parkinson, que primeiro descobriu a doença em 1817, descreveu os principais sintomas da doença, publicados em Essays on Paralytic Agitation.

Degenerativa e incurável, uma doença que afeta 1% da população mundial com mais de 65 anos, segundo a OMS. A doença de Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais comum na população, perdendo apenas para o Mal de Alzheimer. Só no Brasil, cerca de 400 mil pessoas são portadoras da doença e, embora esse número seja preocupante, o Parkinson ainda não é tão conhecido.

Ainda não foi descoberto uma cura, mas há estudos em nível experimental sobre outras alternativas de tratamento. De acordo com o Protocolo Clínico e Diretriz Terapêutica do Sistema Único de Saúde para pessoas com Doença de Parkinson, publicado pela portaria nº 228, de 10 de maio de 2010, os medicamentos disponíveis no SUS para o tratamento são: Levodopa/carbidopa; Levodopa/benserazida; Bromocriptina; Pramipexol; Amantadina; Biperideno; Triexifenidil; Selegilina; Tolcapona e Entacapona.

Os medicamentos para Parkinson são disponibilizados gratuitamente pelo SUS através do Programa de Medicamentos Excepcionais. Confira mais no Departamento de Assistência Farmacêutica.

 

Foto: Reprodução