PopMundi

AMSC realiza tradicional fórum

Autor: Thiago Rocioli

Fonte:

04/03/2022

O 7º Fórum de Qualidade do Café da Região da Alta Mogiana será realizado em Franca dia 31, das 9h às 18h, no Hotel Dann Inn. O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas no site da Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Alta Mogiana (AMSC) – www.amsc.com.br.

O Fórum contará com a presença de convidados renomados da cafeicultura nacional em palestra e painéis, abordando temas bastante atuais, endereçados principalmente a produtores, agrônomos, técnicos agrícolas, torrefações, cafeterias, mestres de torra, baristas, classificadores de café, profissionais do setor, estudantes, apaixonados por café e outros. 

A programação completa do 7º Fórum de Qualidade do Café da Região da Alta Mogiana, com participações, datas e horários, pode ser consultada no site da AMSC, mas os temas e palestrantes participantes desta edição são “Guerra, Covid e Geada – o futuro do café” – Celso Vegro; “Mecanismos de proteção em preços e estratégias” – Márcio José Marin, Ana Flavia Miranda e Laís Faleiros; “Transformação, produção de cafés especiais” – Tuca Dias, Catarina Kim e Boram Um; “Variedade, condução, manejo e processos para cafés especiais” – Gerson Giomo, Alessandro Guieiro, André Cunha e Jean Faleiros

PÓS-PANDEMIA

A evolução dos cafés especiais no mercado nacional e internacional, nos últimos anos, foi incrível e muitos novos negócios estão surgindo com a pandemia mostrando sinais de que já é possível retomar a vida, com os devidos cuidados. “Nossas cafeterias associadas já estão cheias de novo e as torrefações estão vendendo bem, mas ainda se reestruturando para absorver a alta de preço do café. Por sua vez, o produtor é quem está ainda em um momento de incertezas devido à alta do custo de produção, com preços mais altos de insumos, como fertilizantes, combustível, e também pela volatilidade da bolsa e queda do dólar”, lembra o cafeólogo.  

Sobre a AMSC

Fundada em 2005, a AMSC é uma entidade sem fins lucrativos que busca representar com legitimidade os produtores de cafés especiais da Região da Alta Mogiana que buscam melhores possibilidades de venderem seus cafés de alta qualidade fora do sistema de commodities. Ao longo dos anos, tem orientado e conduzido os produtores associados a obter a excelência na produção e na qualidade. Anualmente realiza e participa de eventos, feiras e congressos no Brasil e no mundo, fortalecendo a exposição dos produtores e estreitando os laços entre compradores e consumidores finais. O calendário anual também é sempre composto por ações visando a qualificação profissional por meio de cursos, treinamentos e palestras. Além disso, parcerias com empresas de equipamentos, sistemas, torrefação e embalagem, tornam a cadeia produtiva dos associados dinâmica e forte.