O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) crie uma zona de exclusão aérea na Ucrânia, segundo ele, caso isso não ocorra, os países membros da Otan podem ser atacados pela Rússia em breve.
O alerta do presidente ocorreu um dia depois de um ataque do exército russo a uma base militar em Yavoriv, que fica apenas 20km da fronteira da Ucrânia com a Polônia, que faz parte da Otan.
"Se não fecharem nossos céus, é só questão de tempo para os foguetes russos caírem sobre o seu território, sobre o território da Otan", disse Zelensky em vídeo publicado nas redes sociais na madrugada de segunda-feira (14/3) / domingo (13/3), no Brasil.
Durante a madrugada de sábado para domingo, o ataque da Rússia deixou ao menos 35 mortos e 134 feridos, de acordo com o governador de Lviv, Maxim Kozitsky.
Os Estados Unidos, já declarou diversas vezes que não pretende enviar militares para lutar no território ucraniano, mas garantiu que irá defender “cada centímetro do território da Otan", segundo Joe Biden.
Vale lembrar que o artigo 5 do Tratado do Atlântico Norte, garante proteção militar mútua em caso de ataques a um dos países membros.
Foto: Reprodução