A entrevista coletiva da porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, na manhã de hoje (09), trouxe um pouco de esperança para os que apoiam o fim da guerra entre os países da Rússia e a Ucrânia.
Apesar da crítica ao ocidente, o discurso em tom mais duro, de Zakharova falava em paz: "Houve alguns progressos nas negociações destinadas a pôr fim na guerra, o quanto antes, ao banho de sangue sem sentido e à resistência das Forças Armadas ucranianas", disse ela.
Outro ponto que também chamou bastante atenção no discurso, foi quando a representante do governo russo garantiu que a Rússia não pretende "derrubar o governo" ucraniano.
Desde terça-feira(08), os russos e ucranianos assinaram um cessar-fogo para permitir que civis saiam das cidades-alvos com segurança, através de corredores humanitários, em seis zonas.
Zakharova acrescentou que a Rússia já teria recebido mais de 140 mil ucranianos em seu território desde a chamada “operação militar especial” na Ucrânia.
Nesta quarta-feira foi anunciado um novo cessar-fogo para saída de civis da Ucrânia através de corredores humanitários com interrupção dos ataques desde ás 9 horas local (4 horas de Brasília).
Oleksandr Lysenko, prefeito de Sumy, confirmou que civis estavam deixando a cidade em carros particulares.
Foto: Reprodução