close

Passar no semáforo vermelho ou ser assaltado? O que fazer?

Thiago Rocioli 18/02/2022 00:00

Desrespeitar as leis de trânsito, correndo o risco de causar até um acidente e ultrapassar um sinal vermelho, ou correr o risco de ser assaltado quando estiver aguardando a luz verde? Enquanto as prefeituras investem cada vez mais em câmeras que automaticamente registram a multa de quem desrespeita o sinal vermelho, qualquer que seja a hora, inclusive de madrugada, aumenta também os assaltos nos semáforos em todo o país. 

Esta é uma questão de difícil solução.

Um confronto entre o cidadão respeitador das leis de trânsito e a vulnerabilidade das pessoas sujeitas à violência dos centros urbanos. A segurança deveria nos ser garantida pelo Estado. Mas, infelizmente, não é isso que acontece. E nós motoristas estamos sujeitos a toda sorte de infortúnios que a noite ou a madrugada possa nos reservar. Nesses horarios é cada um por sí e Deus para todos, como diz o ditado popular.

GRANDES CENTROS

A cidade de São Paulo (SP) adquiriu milhares dessas câmeras vigias em seus semáforos de trânsito, com a clara intenção de fazer valer as leis de trânsito e garantir a segurança de pedestres e motoristas. Mas é claro que há também a intenção de faturar uma boa grana a mais em multas. 

Fato inquestionável! 

Na mesma proporção, o poder público também está preocupado em garantir a segurança tanto do motorista quanto do pedestre? Sugiro que não. 

O que fazemos? Ganhamos os sete pontos no nosso prontuário, pagamos quase R$ 300 pela infração grave e preservar a nossa segurança e de nossa família avançando o sinal ou lidar com a sorte sendo assaltado? Não sei você, mas não ando com dinheiro. Quando não uso cartão para débito, faço transações em PIX. Diante de uma arma apontada para mim terei que perguntar qual é a chave de PIX do assaltante para dar a ele o que não merece? 

Que política pública é essa? É só uma pergunta.


Podcasts
28/06/2023
Mensagem do Dia
28/06/2023
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje
28/06/2023
Participação da ouvinte Regina no programa do Pe. Marcelo Rossi
26/06/2023
Mensagem do Dia
26/06/2023
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje