PopMundi

Os copos térmicos de cerveja realmente funcionam?

Autor: Thiago Rocioli

Fonte:

16/02/2022

Tomar uma cerveja ou qualquer drink gelado no calor é um desafio: beber logo e partir para a próxima lata ou ir mais devagar, com o risco de deixar o líquido quente? E é aí que entram os copos térmicos, que se tornaram famosos na internet (e até alvo de memes) pela promessa de manter qualquer líquido bem geladinho por muito mais tempo que um copo convencional.

Só que por um preço bem alto: custavam em torno de R$ 200 em meados de janeiro. As lojas oferecem copos grandes voltados para bebidas geladas e copos menores (ou canecas) com foco em líquidos quentes. Mas a verdade é que os dois tipos servem tanto para quente quanto para frio. E será que valem a pena?

Os copos foram avaliados com cerveja, refrigerante, água, chá, café e leite. Os líquidos frios foram tirados da geladeira no momento de serem colocados nos recipientes. E os quentes foram preparados na hora.

Foram feitas medições com um termômetro de alimentos. E um copo de vidro e uma caneca de cerâmica serviram como comparação com recipientes convencionais. Os produtos avaliados foram: Copo de Cerveja Coleman, Copo Kouda Don, Copo de Cerveja Stanley com Tampa, Caneca Contigo, Caneca Kouda Helga e Copo Everyday Stanley. 

Ah, nos dias das avaliações, na penúltima e última semanas de janeiro, a temperatura local variou de 25°C a 31°C na cozinha transformada em bancada de testes.