A arte de montar quebra-cabeça

Autor: Thiago Rocioli

Fonte:

31/01/2022

Uma marcante característica da Família Galgani é o hobby em montar quebra-cabeça. Os proprietários do Grupo Imperador - formado pela Rádio Imperador, Rádio Zebu FM e Portal Pop Mundi - se reunem com frequencia para organizarem inúmeras peças e darem forma a uma imagem. 

Depois de montado, o quebra-cabeça vira quadro e fica exposto em uma das empresas da família ou na casa dos membros. 

A ORIGEM 

Ele nasceu em 1760, quando fabricantes de mapas tiveram a ideia de colá-los em madeira e cortar em pedaços pequenos, o que se tornou um grande sucesso educacional. Sua primeira grande popularização aconteceu por volta de 1930, durante a grande depressão – na época, engenheiros, arquitetos e carpinteiros desempregados passaram a produzir os próprios quebra-cabeças e vendê-los em seus bairros.

Foi em 1932, no entanto, que começaram a ser fabricadas as versões em papel cartão que conhecemos na atualidade e que tornaram possível a diminuição dos custos de produção do jogo e, consequentemente, de seu preço para o consumidor final.

Ultimamente, no entanto, excetuando-se os apaixonados por quebra-cabeças que realmente cultivam o hobby e colecionam imagens, a busca pelo passatempo andava um pouco adormecida – até que chegou a pandemia e a necessidade do isolamento social.

Jogos de tabuleiro e quebra-cabeças estão na lista de itens cujas buscas na internet aumentaram exponencialmente desde o início da quarentena, e não é à toa. Dentro de casa, as pessoas começaram a retomar o contato com esse tipo de atividade que estimula não só o cognitivo como a interação da família.

BENEFÍCIOS

O primeiro grande benefício desse passatempo é o estímulo cerebral e o consequente desenvolvimento das habilidades cognitivas. O exercício de montar um quebra-cabeça aumenta as capacidades de percepção, raciocínio, concentração e memória.

A busca por peças que se encaixem e a atenção constante em detalhes como cores e formatos faz com que a pessoa exercite trabalhar com um certo acúmulo de informação, o que atua diretamente no fortalecimento da memória – e por isso, inclusive, o jogo é tão indicado para idosos.

Quebra-cabeças também estimulam o desenvolvimento da coordenação motora, por conta da manipulação das pecinhas, o que é ideal para crianças em diferentes fases de desenvolvimento. O exercício de tentar encaixar as peças estimula o controle dos movimentos das mãos, dos braços e até dos olhos.

Os quebra-cabeças também são ótimos para atividades em família, aumentando a integração.
No campo de interação social, o quebra-cabeça também atua como um instrumento facilitador.