'O mundo pede Saúde Mental' alerta Grupo Mulheres do Brasil

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

14/01/2022

O Grupo Mulheres do Brasil, pela segunda vez, se engaja na campanha mundial Janeiro Branco 2022: “O mundo pede Saúde Mental”, e traz uma intensa programação gratuita de lives, rodas de conversas, materiais e dicas que acontecem de 17 a 31 de janeiro.

Ministradas por renomados especialistas da área, que compartilharão conhecimento e apontarão caminhos para uma vida com mais qualidade e bem-estar.

A ação acontece por meio do Comitê de Apoio Emocional, em parceria com o Comitê Saúde e os Núcleos Fortaleza, Ribeirão Preto, Recife e Florianópolis, e é direcionada para as pessoas que querem entender e entrar com contato com suas emoções, bem como valorizar e cuidar da sua Saúde Mental.

A psicóloga e líder do Comitê de Apoio Emocional do Grupo Mulheres do Brasil, Fátima Macedo, destaca que a iniciativa ocorre justamente no primeiro mês do ano, pois é em um momento propício para uma reflexão sobre metas e recomeços.

“Todo início de um novo ciclo é uma oportunidade para (re) organizarmos nossas vidas e implementarmos ações em busca dos nossos objetivos. É também o momento de voltarmos a atenção para a nossa saúde de forma integral”, afirma Fátima Macedo.

A líder ressalta ainda que os desafios da atualidade podem gerar muito estresse e ansiedade, “o que torna necessário buscarmos um olhar para dentro de nós mesmos e cuidarmos da saúde física e, principalmente, da mental”, conclui a psicóloga.

Em um momento em que o mundo anseia por mais Saúde Mental, o Grupo Mulheres do Brasil faz um convite para que a sociedade civil, empresas e entidades olhem para essa questão e se engajem na Campanha Janeiro Branco, que tem o objetivo de chamar a atenção da humanidade para as necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.

A campanha alerta que “uma humanidade mais saudável pressupõe uma cultura da Saúde Mental no mundo”.

A programação da Campanha Janeiro Branco Grupo Mulheres do Brasil será previamente divulgada no perfil do Instagram @grupomulheresdobrasil, bem como as instruções sobre como participar.

JANEIRO BRANCO 

A campanha Janeiro Branco foi criada para chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas, e para conscientizar as autoridades governamentais e legislativas do mundo, a respeito da importância de estratégias e de políticas públicas voltadas para a promoção da Saúde Mental nas sociedades, nas vidas dos indivíduos e das instituições sociais.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo e grande parte dessas pessoas não têm assistência médica adequada.

A ansiedade afeta 18,6 milhões de brasileiros e os transtornos mentais são responsáveis por mais de um terço do número de pessoas incapacitadas nas Américas.

A pandemia acabou intensificando os quadros de ansiedade e depressão e desestabilizando doenças pré-existentes que estavam controladas. Além disso, novos casos proliferaram e a busca por tratamento aumentou. 

Caso você esteja passando por um momento difícil, procure ajuda profissional e/ou alguém para conversar. Falar é sempre a melhor solução. 

Você também pode entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV), que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. Disque 188 ou acesse www.cvv.org.br.

Foto: Reprodução