PopMundi

Região de Franca divulga lista de profissionais da saúde afastados

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

14/01/2022

Cidades da região de Franca (SP) divulgaram a relação de profissionais de saúde da rede pública atualmente afastados por terem sido diagnosticados com gripe ou Covid-19.

Dentre os municípios procurados, Sertãozinho (SP), Ribeirão Preto (SP), Franca (SP), Jaboticabal (SP), Jardinópolis (SP) e Orlândia (SP) relataram afastamentos.

Os dados atualizados até quinta-feira (13) mostram que, juntas, as cidades têm 296 desfalques na área de saúde.

Para evitar problemas no atendimento diante da baixa de profissionais, a Prefeitura de Franca adotou a possibilidade de profissionais sem sintomas poderem atender pacientes de forma remota, pela telemedicina, como explica Marina Mattos, Secretária de Administração e Recursos Humanos.

"Existe a possibilidade de os servidores assintomáticos permanecerem trabalhando de forma remota, desde que as atribuições do cargo sejam compatíveis com o trabalho remoto. Na área da saúde, o atendimento à população não vai ser prejudicado, porque a Prefeitura fez uma contratação no mês de janeiro de 80 profissionais, sendo 54 técnicos de enfermagem e 26 auxiliares de saúde".

Estratégia semelhante foi adotada em Jaboticabal. No entanto, segundo Ricardo Gestal, Secretário de Administração, a medida não evitará que alguns reagendamentos de consultas sejam feitos.

"Alguns reagendamentos de consultas vão ser feitos, mas sem prejuízo algum, essas pessoas serão atendidas. Há uma triagem das necessidades. Aquilo que é grave, existe uma equipe preparada para isso. Existem dois tipos de afastamentos: aquele que é confirmado [com Covid] e aquele que é suspeito. A Prefeitura afasta o que está suspeito, e essa pessoa passa a trabalhar de home office."

Relação de profissionais afastados por cidade

De acordo com os retornos das secretarias de Saúde, Ribeirão é a cidade que mais possui profissionais da rede pública afastados por gripe ou Covid no momento, com 206 servidores de diferentes funções.

Logo atrás, vem Jardinópolis, com 33, mas a pasta não soube detalhar quantos são por gripe ou Covid.

Apesar dos afastamentos, não houve relatos de casos graves de Covid entre os infectados. 

Veja os dados por cidade:

Ribeirão Preto

Médicos: 34

Franca

19 profissionais

Sertãozinho

8 profissionais

Jaboticabal

10 profissionais

Jardinópolis

33 profissionais (por problemas gerais)

Orlândia

20 profissionais (entre rede pública e particular)

Foto: Reprodução