PopMundi

Brasil pode voltar a ter casos de poliomielite, alerta Opas

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

03/01/2022

Brasil está entre os países com alto risco de volta da poliomielite, ao lado de outras 7 nações das Américas. O alerta é da Organização Pan-Americana de Saúde, a Opas, que chama a atenção para a queda na cobertura vacinal no continente.

A vacina contra a chamada paralisia infantil foi incluída no Programa Nacional de Imunização em 1978 e 2 anos depois passou a ser disponibilizada a toda a população infantil.

O último caso da doença foi registrado em 1989 e em 1994 o Brasil teve a eliminação de transmissão do vírus causador da pólio. No entanto, desde 2015 a cobertura vacinal tem diminuído, de acordo com o Ministério da Saúde e isso se acentuou com a pandemia.

Há seis anos, 98,2% das crianças brasileiras menores de cinco anos receberam as doses da vacina. Entre 2016 e 2019, a taxa caiu para 84,4% e dados preliminares referentes a 2020 indicam que apenas 75,9% foram imunizadas.

Os números preocupam porque embora tenha desaparecido das Américas, o vírus da poliomielite ainda está em circulação em outros países e pode ser reintroduzido no continente. 

Foto: Reprodução