No primeiro dia da Semana Internacional do Café, o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, visitou o estande do Governo de Minas onde fez questão de conhecer os pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais Antônio Alves Pereira e Gladyston Carvalho, responsáveis pelo desenvolvimento da cultivar batizada como "Liberdade" pelo governador. Trata-se da primeira muda de café plantada no Palácio.
Segundo o pesquisador Antonio Alves Pereira, conhecido como Tonico, "trata-se de uma variedade melhorada que se caracteriza por alta produtividade, resistência à ferrugem e ao nematoide das galhas, que está sendo desenvolvida a partir de recombinação entre Catuaí Vermelho e Híbrido de Timor". Antonio Carlos Baião de Oliveira, parceiro de Tonico, acrescenta que "essa cultivar vem sendo avaliada nas principais regiões cafeeiras de Minas Gerais, com excelente desempenho em regiões secas, como as que ocorrem no Vale do Jequitinhonha, especialmente no município de Turmalina".
Pesquisadores, dirigentes e funcionários da Epamig participaram nesta segunda-feira (09) da abertura oficial da Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte. O evento promovido pela Organização Internacional do Café, que reúne 73 países, comemora os 50 anos da instituição e promove discussões sobre os rumos da cafeicultura.
"A Epamig traz para este encontro as contribuições da pesquisa agropecuária para o desenvolvimento e a sustentação da cafeicultura brasileira e mundial. Trouxemos ao público cafés originados de cultivares de alta qualidade e resistentes a pragas como a ferrugem. Além disso, nossos pesquisadores debaterão os rumos da cadeia produtiva do café em eventos como o workshop sobre mudanças climáticas", destaca Marcelo Lana, presidente da empresa.
Workshop
Os pesquisadores da Epamig Régis Venturim e Gladyston Carvalho apresentaram ações da pesquisa agropecuária com relação a café e clima, durante o workshop "Mudança Climática - Uma nova realidade para o café". "Apresentamos práticas já adotadas pela pesquisa que podem ser adotadas no enfrentamento às mudanças climáticas," explica Venturim. Os painéis do workshop prosseguem nos dias 11 e 12 de setembro das 13h30 às 18 horas, com inscrições prévias.
Epamig na Semana Internacional do Café
Durante a Semana Internacional do Café, o público poderá experimentar quatro cultivares de café desenvolvidas pela Epamig. As variedades Catiguá MG2, Paraíso 1, Paraíso 2 e Pau-brasil, apresentam alta qualidade sensorial, elevada produtividade e são resistentes à ferrugem, uma das principais doenças do cafeeiro. No estande, baristas vão auxiliar o público na degustação da bebida.