O diretor das operações da Toyota na Europa disse nesta segunda-feira que vê pequenos sinais de melhora na região, onde o grupo japonês espera aumentar sua lucratividade.
"Estamos começando a ver pequenos sinais de melhora", disse o diretor europeu da Toyota, Didier Leroy, em uma coletiva de imprensa antes da feira de automóveis IAA que começa em Frankfurt essa semana.
Apesar da expectativa do mercado europeu - que para a Toyota também inclui Rússia, Turquia e Israel - ser de 5% de contração, a 17 milhões de veículos este ano, é projetado um leve crescimento a 18 milhões de unidades no próximo ano.
Leroy citou uma leve melhora do desemprego e do aumento da confiança das famílias, por exemplo, na França. Contudo, "não devemos ser tão otimistas", ponderou.
Em seu ano fiscal que acabou recentemente, a Toyota, que também possui a marca de luxo Lexus, registrou um lucro operacional de 246 milhões de euros na Europa.
"Este ano esperamos melhorar ainda mais", disse Leroy.
O grupo japonês gera uma grande parte de seus lucros com serviços financeiros, mas os negócios automobilísticos voltaram a dar lucro de 2012 a 2013, pela primeira vez, desde 2007.
Os carros híbridos do grupo, um setor em que a empresa é líder, está por trás disso.
"Este ano, mais de um quarto de nossas vendas na Europa ocidental será de híbridos", principalmente modelos como Yaris e Auris, afirmou Leroy.
Fonte: Estado de Minas