Todas as fabricantes de carros estão capacitadas para atender ao objetivo europeu de redução das emissões médias de CO2 de veículos novos para 2015, avalia a ONG Transport & Environment em um relatório publicado em setembro.
As 15 grandes fabricantes de carros "estão em condições de alcançar o objetivo de 2015", isto é, 130 gramas de CO2 por km (18% menos que em 2007) "e a maioria com alguns anos de antecedência", diz a ONG em um estudo.
Peugeot-Citroën, Toyota, Volvo e Renault completaram a meta com três anos de antecedência. Outras seis montadoras deveriam atingi-la a partir de 2013, inclusive Fiat e BMW. No entanto, Nissan, Suzuki, Mazda e Honda deverão fazer mais esforços, com mais de 5% de redução a fazer até 2015.
No âmbito da luta contra o aquecimento global, a União Europeia aprovou em 2009 normas vinculantes para as emissões de CO2 de carros novos vendidos em seu território. O transporte rodoviário é responsável por cerca de 17% das emissões do principal gás de efeito estufa da UE.
A meta de 130 g de CO2 por quilômetro corresponde à medida de níveis de emissões de todos os carros novos vendidos em 2015 na UE. Cada fabricante tem um objetivo distinto em função do peso de seus veículos. A regulamentação é menos restritiva para os mais pesados.
No que diz respeito à meta de 95 g de CO2 por quilômetro para 2020, que ainda não foi formalmente adotada pela UE devido à oposição de Berlim, a ONG estima que Toyota, Volvo e Daimler "já parecem já em vias de cumprir este objetivo em 2020, ou inclusive antes".
Outras cinco empresas - Peugeot-Citroën, Fiat, Renault, Ford e Volkswagen - só "precisam progredir um pouco mais" para consegui-lo.
No entanto, General Motors, Hyundai, BMW, Honda e Mazda têm que fazer esforços "significativos" para cumprir o objetivo.
Fonte: Estado de Minas