O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, pediu ao presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, que intensifique os esforços nas negociações com Israel em busca de um acordo pacífico. A conversa ocorreu no último domingo (8) à noite em Londres (Reino Unido). Os Estados Unidos coordenam as negociações entre israelenses e palestinos retomadas nos últimos dias. Antes da reunião com Abbas, Kerry conversou com o chanceler do Reino Unido, William Hague.
Kerry e Abbas conversaram por cerca de três horas, a maior parte do tempo foi a portas fechadas. Foi o primeiro encontro desde a retomadas as negociações diretas entre Israel e a Palestina. "Eles discutiram como intensificar as negociações e como assegurar que sejam bem-sucedidas", diz em comunicado o Departamento de Estado norte-americano.
"O secretário reiterou a importância de ambos os lados adotarem caminhos que criem um ambiente propício ao estabelecimento da paz e ao atual compromisso dos Estados Unidos de desempenhar papel de facilitador ativo nas negociações", acrescenta a nota.
As negociações entre palestinos e israelenses estavam paralisadas desde setembro de 2010. Após seis visitas à região em apenas quatro meses, Kerry se reuniu com negociadores de ambos os lados. Houve também reuniões entre integrantes dos governos de Israel e da Palestina, sem a presença de norte-americanos.
Kerry disse que pretende, em breve, reunir-se com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Na quarta-feira passada (4), Yasser Abed Rabbo, da Organização para a Libertação da Palestina, criticou a atuação norte-americana, informando que ela tem sido em vão. "Até agora não houve progresso", disse Rabbo.
Fonte: Agência Brasil
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa