close

Região de Franca ganha força no Parlamento Regional

Redação Pop Mundi 30/11/2021 17:18

A Região tem se mobilizado na formação do Parlamento Regional. Trata-se de uma representação dos vereadores de toda a Região que visa a fortalecer o Poder Legislativo.

Até agora, quatro cidades aderiram e indicaram seus representantes: Franca, Ribeirão Corrente, Patrocínio Paulista e Restinga.

Em várias outras, a movimentação dos vereadores também vem acontecendo e a previsão é que todos os municípios da Região de Franca tenham representatividade.

Em Franca

A Câmara Municipal de Franca aprovou, na semana passada, a criação do Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Franca.

De autoria dos vereadores Daniel Bassi e Donizete da Farmácia, o principal objetivo, segundo eles, é promover a integração dos municípios da Região de Franca, visando o desenvolvimento dos mesmos.

“É muito mais forte a gente chegar para fazer um pleito junto ao governo do Estado via Parlamento. Visitamos cidades onde já funciona e nos reunimos da Uvesp – União de Vereadores do Estado de São Paulo – para ter respaldo técnico. Acredito que dará muito mais força para Franca e Região”, afirmou Bassi.

O Parlamento Regional também terá a tarefa de tratar das questões que são comuns ao conjunto dos 19 municípios membros, de acordo com as particularidades de cada um deles.

Os membros

Fazem parte do Parlamento Regional as Câmaras Municipais do Aglomerado Urbano de Franca, compostas pelas representações legislativas de todos os municípios.

São eles: Franca, Aramina, Buritizal, Cristais Paulista, Guaíra, Guará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Ituverava, Jeriquara, Miguelópolis, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina, São Joaquim da Barra e São José da Bela Vista.

Expectativa

Bassi e Donizete ressaltaram a importância da criação do Parlamento Regional no âmbito da participação dos vereadores no processo de desenvolvimento dos municípios.

“É a composição de 19 Câmaras, o envolvimento de vários representantes do Poder Legislativo para discutir problemas, situações atuais e fazer proposições regionalizadas e coletivas, que têm muito mais força, para o Governo do Estado”, explicaram os vereadores.

Foto: Reprodução


Podcasts
20/01/2022
Padre Marcelo: confira o programa de hoje
20/01/2022
Mensagem do Dia
19/01/2022
Mensagem do Dia
19/01/2022
Padre Marcelo: confira o programa de hoje
18/01/2022
Mensagem do Dia