A sétima geração do Volkswagen Golf, um dos principais modelos da marca no mundo, custará a partir de R$ 67.999 no Brasil e começará a ser vendida no país no dia 27 deste mês.
A cifra representa o preço para a versão de entrada (Highline básica). O topo da tabela chega a R$ 92.990.
O modelo tem motor 1.4 turbo, com 140 cv de potência, e câmbio manual de seis marchas. Para a versão automática, de sete velocidades, o consumidor terá de pagar R$ 7.000 como opcional.
A versão mais básica do novo Golf traz de série itens como os sete airbags e o sistema Start-Stop, que ajuda a reduzir o consumo de combustível desligando brevemente o motor quando o motorista está parado no semáforo, por exemplo.
As intermediárias oferecem adicionais como banco de couro e atualização do sistema de mapas. No topo da linha, há ainda ajuste elétrico dos bancos e detector de fadiga.
A chegada da geração sete, que será importada da Alemanha, equipara o país ao mercado europeu. O Golf comercializado até hoje no Brasil é da quarta geração da família. Ele continuará sendo vendido mesmo após a chegada do seu sucessor.
O carro é o primeiro a ser comercializado no Brasil da plataforma MQB, um sistema de produção criado pela Volkswagen com fácil adaptação a vários modelos e capaz de reduzir custos de fabricação em 20%.
Também é 100 quilos mais leve que o seu antecessor, como parte do esforço para reduzir o consumo de combustível.
A marca não revela o volume esperado de vendas. Diz apenas que espera ser líder no segmento, à frente dos concorrentes Focus e Cruze -- ambos vendem cerca de 2.000 por mês.
ESPORTIVO
A versão esportiva do Golf (GTI) também será vendida no Brasil e custará a partir de R$ 94.990.
O carro tem motor 2.0 turbo, de 220 cv, e transmissão automática de seis velocidades com função tiptronic. Com opcionais, pode chegar até R$ 125.990.
O Golf é um dos principais modelos da Volkswagen e um dos dez carros mais vendidos no mundo. Só no primeiro trimestre alcançou um volume de 335 mil unidades, segundo levantamento da consultoria Jato Dynamics.
Desde a sua criação, em 1974, foram mais de 30 milhões de unidades. No Brasil, onde começou a ser vendido em 1994, a marca alcançou mais de 356 mil unidades.
Fonte: UOL