PopMundi

Unidades de Saúde de Franca promovem ações do Outubro Rosa

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

22/10/2021

Outubro Rosa é uma denominação do mês como parte de uma Campanha Mundial de Conscientização sobre o Câncer de Mama, que tem o propósito de chamar a atenção das mulheres, em especial, àquelas na faixa etária de 40 a 75 anos, para o exame preventivo. 

As mulheres que não realizaram o exame nos últimos 12 meses, poderão obter a guia de autorização, em qualquer uma das 16 Unidades Básicas de Saúde onde, ao longo do ano, esse atendimento é disponibilizado, sendo que nesse período ele é reforçado.

Em todas as Unidades Básicas da Secretaria de Saúde, as equipes estão organizando atividades, aproveitando em especial, os grupos de idosos que têm reuniões semanais. Nas Vilas Santos Dumont (Estação), São Sebastião, Santa Terezinha e no Jardim Planalto, por exemplo, foram realizados eventos.

Nesta quinta-feira, as equipes fizeram reuniões e rodas de conversa sobre o câncer de mama, nos períodos da manhã e tarde.

Junto com as atividades, todas as pacientes que passam pelas unidades estão sendo orientadas sobre a campanha Outubro Rosa e se estão nessa faixa etária de idade (40 a 75 anos) e não fizeram o exame no último ano, recebem uma autorização para realizá-lo em laboratório credenciado.

Na medida em que são feitos os exames, havendo resultado alterado, é comunicado ao Setor de Atenção Básica, que faz contato com a paciente, encaminhando-a para o acompanhamento adequado.

Cadastro para exames das servidoras 

As servidoras municipais também terão a oportunidade de realizar a mamografia preventiva, cadastrando até esta sexta-feira, no SIAS (Serviço Integrado de Apoio ao Servidor), que funciona em frente à Prefeitura. 

Outubro Rosa na APAE

Para este sábado (23) está prevista uma ação voltada para as mães de alunos atendidos pela APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Franca), na sede da entidade, no bairro Nova Franca, das 8 às 13 h. Será um trabalho em parceria, com equipes da Secretaria Municipal de Saúde, Medicina da Unifran e da própria Apae, intitulada ‘Cuidando de Quem Cuida: Outubro Rosa com as Mães da APAE’.

Estarão à frente das atividades, os professores do segundo ano de Medicina da Universidade, com a participação dos estudantes, onde entre os objetivos, constam o incentivo ao autocuidado e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero; realização do exame de Papanicolau e clínico de mama, aferição de pressão arterial e da glicemia capilar, entre outros e uma roda de conversa para orientações gerais.

Foto: Reprodução