close

Após aviso, Prefeitura busca soluções para destinação de lixo

Redação Pop Mundi 21/10/2021 16:22

Recentemente, o presidente da Cetesb alertou que a vida útil do Aterro Sanitário pode estar em risco devido a sobrecarga de lixo domiciliar e empresarial que tem recebido. Após isso, o prefeito Alexandre Ferreira está procurando soluções para a energia elétrica e reciclagem dos lixos.

A Cetesb afirmou que o ideal seria depositar cerca de 300 toneladas/dia mas isso está sendo quase dobrado nos últimos anos e o aterro recebe diariamente 500 toneladas. Isso diminui o tempo de vida útil do local, que era previstro para encerrar em 2033. 

“O Aterro Sanitário recebe mais de 60% de sua capacidade diária de lixo”, disse o gerente da Cetesb Franca, no último dia 13, na Câmara Municipal. A empresa também proibiu o descarte de resíduos industriais (aparas e couros) no aterro e os empresários devem descartar em outro lugar seguro. O prefeito afirmou que está procurando e analisando este novo local que deverá ser usado para descarte. 

AS POSSÍVEIS SOLUÇÕES  

Sobre a questão de Usina de Energia, a ideia é aproveitar um espaço ocioso do antigo Aterro Sanitário, na região próxima ao bairro City Petrópolis, respeitando as exigências da legislação ambiental. Trata-se de um local que reúne todas as condições favoráveis para a instalação de equipamentos, que permitam a geração de energia limpa e sustentável, onde a empresa habilitada pode atender as demandas públicas.

O Procedimento e Manifestação de Interesse para a apresentação de projetos ou estudos, que tragam soluções destinadas à implantação, manutenção e operação de centrais de energia elétrica fotovoltaica será feito por meio de concessão onerosa de área pública e gestão de serviços de compensação de créditos para atender as demandas energéticas das estruturas físicas da administração pública, por meio de parceria público-privada ou concessão.

Somado a isso, a empresa contemplada em processo de licitação, além de oferecer uma utilização adequada a área, fará a remuneração a Prefeitura pela utilização, de acordo com o período de exploração que for estabelecido. 

Foto: Reprodução


Podcasts
06/10/2021
Mensagem Do Dia
06/10/2021
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje
04/10/2021
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje
01/10/2021
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje
01/10/2021
Mensagem Do Dia