PopMundi

Com estoque baixo Hemocentro precisa de doadores A+,B+ e O+

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

14/10/2021

O estoque de sangue do Hemocentro continua em situação delicada, diante da redução do número de doadores. Nesta quinta-feira (14), a unidade enviou um comunicado pedido para que as pessoas com os tipos sanguíneos A+, B+ e O+, compareçam na unidade, para ajudarem no controle do estoque através da doação de sangue.

Durante entrevista ao repórter André Poeta da rádio Imperador, Elaine Gimenes informou que os tipos negativos são os mais raros e a quantidade de doadores é menor chegando a 8% do tipo “A-” por exemplo.

“Precisamos correr contra o tempo, se não vai faltar sangue. Sangue tem validade e não tem substituto. Em uma hora você pode salvar até três vidas” disse Gimenes.

Para doar não precisa estar de jejum, apenas não ter consumida carne gordurosa nas três horas anteriores, estar bem de saúde, não estar com tosse, gripe ou febre, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12h anteriores, e comparecer com documento com foto, onde passaram por uma triagem. Após doar, a pessoa recebe um lanche com suco.

Lembrando que o organismo repõe a quantidade que foi doada em 12h, o padrão é 450ml. Basta beber liquido e no dia seguinte segue a rotina normalmente.

O Hemocentro de Franca está localizado na avenida Dr. Hélio Palermo n°4181, e está aberto de segunda a sexta-feira das 07 às 12h e aos sábados 07 às 11h.

Caso tenha dúvidas pode entrar em contato através do telefone (16) 3402-5000.

Foto: Divulgação