close

Associação Atlética Francana completa 109 anos de história

Redação Pop Mundi 12/10/2021 11:14

Fundada no dia 12 de outubro de 1912, a Associação Atlética Francana teve como fundadores David Carneiro Ewank, Homero Pacheco Alves e Beneglides Saraiva.

Seu primeiro título foi conquistado uma década após sua fundação, em 1923, quando foi campeã do torneio Alta Mogiana. Na final da competição, a equipe derrotou o Botafogo de Ribeirão Preto, na casa do adversário.

Inicialmente, o clube mandava seus jogos no estádio “Nhô Chico” (nome dado em homenagem ao Coronel Francisco de Andrade Junqueira, doador do terreno do estádio, em 1922).

Porém, em 1969 foi construído o Estádio Municipal Doutor José Lancha Filho, em homenagem ao então prefeito da cidade de Franca, e posteriormente presidente da Francana.

O primeiro campeonato profissional disputado pela Francana foi em 1948, a Divisão de Acesso da Federação Paulista de Futebol, e a equipe de Franca terminou na terceira colocação.

Três décadas depois, em 1977, o time conquistou o acesso à Primeira Divisão, derrotando o Araçatuba. No ano seguinte, participou pela primeira vez da máxima competição estadual. A “Veterana”, apelido do clube, permaneceu na divisão até 1982.

Rebaixada, a Francana permaneceu no Campeonato Paulista da Série A2 até 2005, quando caiu para a Série A3, competição que disputa até hoje.

Neste período, fez boa campanha somente em 2009, quando avançou à segunda fase, mas não teve bom desempenho no quadrangular semifinal. O mesmo ocorreu na Copa Paulista, quando somente em 2010 e 2011, conseguiu passar da primeira fase.

O melhor desempenho da equipe em competições nacionais foi no ano de 1996, quando foi eliminada nas semifinais do Campeonato Brasileiro da Série C pelo Sampaio Corrêa (MA). No mesmo ano, foi vice-campeã da terceira divisão paulista (atual Série A3).

Fonte: Federação Paulista de Futebol

Dias atuais

Atualmente a equipe passa por uma reformulação na sua área administrativa, com o objetivo de dar mais credibilidade, transparência e, assim, reestruturar o seu time profissional e suas categorias de base.

As comissões técnicas que irão estar à frente das equipes para disputar as competições do próximo ano, foram apresentadas através da nova diretoria da Associação Atlética Francana.

O técnico Edson Luís de Oliveira será o responsável pela equipe que irá participar da Copa São Paulo, em janeiro. Para a equipe profissional que tem promessa de voltar as disputas da Série B do Campeonato Paulista, o escolhido para o comando foi Gustavo Alvino, conhecido por “Cocão” que ainda em 2020, durante a Copa São Paulo, chegou a treinar o time.

Como preparador físico, está de volta ao elenco Fúlvio Ventura, que já esteve na equipe do Franca Basquete onde obteve bons resultados.

Outros dois atletas que estão de volta a Veterana, é o ex-jogador Elinho que foi nomeado diretor-geral de futebol, e Machado que terá a função de auxiliar dos dois times.

Para atuar nos campeonatos da Série B de 2022, a diretoria anunciou duas contratações. Uma foi o zagueiro Negueba, que passou pela veterana no ano passado durante a Copa São Paulo e Anderson Ferreira (Pelé), que passou pela categoria sub-20 do Palmeiras e por alguns times do Estado de São Paulo.

A nova diretoria da Francana, divulgou nomes de atletas que em 2022, em parceria com o Rose’n Boys, irão disputar a Copa São Paulo no Lanchão. Entre eles está Murilo Marques (lateral direito), Léo Mello (lateral esquerdo-meia), Dener (lateral esquerdo), Alemão (atacante), Yuri (lateral direito).

Imagens: Divulgação


Podcasts
28/06/2023
Mensagem do Dia
28/06/2023
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje
28/06/2023
Participação da ouvinte Regina no programa do Pe. Marcelo Rossi
26/06/2023
Mensagem do Dia
26/06/2023
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje