close

Hemocentro de Franca corre risco de fechamento por falta de recursos

Redação Pop Mundi 16/09/2021 13:12

O Hemocentro de Franca está correndo risco de fechar devido falta de doações. O tema foi debatido no Programa Mira da Notícia com Marcelo Valim.

Segundo o comunicador, a fundação é mantida através dos recursos repassados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e já fazem 10 anos que não são ajustados. Assim como o 190 da Polícia Militar foi transferido para Ribeirão Preto, o hemocentro de Franca poderá ter o mesmo rumo.

Atualmente, a unidade teve os horários alterados e a príncipio era por conta da pandemia mas isso foi mantido e segundo Valim, foi para manter o quadro de funcionários. O hemocentro atende de segunda à sexta-feira das 07h às 12h e aos sábados das 07h às 11h. 

O vereador Daniel Bassi participou do programa e explicou que o núcleo está ligado ao Hemocentro de Ribeirão Preto, devido isso os recursos não chegam a Franca. O parlamentar afirmou que está sendo feito um trabalho para evitar o fechamento da unidade.

A deputada Delegada Graciela também encaminhou ofício ao governo do Estado solicitando a liberação de recursos financeiros para os Hemocentros do Estado e aguarda respostas.

LEIA A MATÉRIA EXCLUSIVA COM O HEMOCENTRO DE FRANCA 

Como doar sangue?

Para doar sangue, alguns requisitos devem ser observados. Estão aptas pessoas entre 16 e 69 anos com mais de 50 quilos. É preciso levar documento oficial com foto. Menores de 18 anos devem ter autorização formal dos responsáveis para fazer o procedimento, que é simples, rápido e seguro.

O doador precisa estar alimentado, evitando alimentos com alta taxa de gordura; aguardar duas horas antes caso já tenha almoçado; ter dormido seis horas nas últimas 24h. Pessoas entre 60 e 69 anos só podem doar se já tiverem feito antes dos 60. Para os homens, a doação pode ser feita quatro vezes ao ano, com intervalos de dois meses entre as doações. 

Para mulheres são permitidas três vezes ao ano, com intervalo de três meses. De acordo com  Marina Aguiar, médica hematologista do Hospital Anchieta de Brasília, em cada doação é coletado 450 ml de sangue.

“Isso não prejudica em nada a saúde do doador, porque é retirado menos de 10% do volume sanguíneo total do adulto. É justamente por esse motivo que a pessoa precisa ter 50 quilos”, explica.

Foto: Reprodução

 


Podcasts
06/10/2021
Mensagem Do Dia
06/10/2021
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje
04/10/2021
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje
01/10/2021
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje
01/10/2021
Mensagem Do Dia