Chuva atinge as regiões Centro-Oeste, Norte e Sudeste

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

04/09/2013
Chuva atinge diversas regiões do Brasil/ Foto: Reprodução Chuva atinge diversas regiões do Brasil/ Foto: Reprodução

SUDESTE - Nesta quarta-feira (04), a frente fria avança mais para o norte e as chuvas passam a atingir o Rio de Janeiro, Espírito Santo, sul e leste de Minas Gerais e em alguns municípios do norte paulista. Na faixa leste de São Paulo, os ventos úmidos que sopram do mar ainda mantém o tempo nublado e com chuvas de baixo acumulado ao longo do dia. 

Na quinta, com a atuação da frente fria ou da circulação marítima (ventos úmido que sopram do mar) ainda teremos chuvas de baixo acumulado e mal distribuídas no Vale do Paraíba, Rio de Janeiro, Espírito Santo e as pancadas se espalham por Minas Gerais. Já em grande parte de São Paulo, especialmente no interior, o sol aparece entre nuvens ao longo do dia. Entre o Rio de Janeiro, centro-leste de São Paulo e o sul mineiro, as temperaturas ficam mais baixas em relação aos dias anteriores.

SUL - Na quarta, as instabilidades se afastam e o ar volta a fica seco em boa parte da região Sul devido à atuação de uma massa de ar frio. Em todo o Rio Grande do Sul e no interior de Santa Catarina e do Paraná o sol predomina entre pouca nebulosidade. Somente no leste do Paraná e no norte catarinense ainda permanece a nebulosidade e condição para chuvas isoladas e de baixo acumulado causadas pela umidade vinda do oceano.

O ar seco e frio segue atuando sobre a região Sul durante a quinta. O dia amanhece com temperaturas baixas em toda a região. Nos pontos mais elevados das serras gaúcha e catarinense, há inclusive condição para a formação de geadas isoladas. No decorrer do dia o tempo se mantém firme e ensolarado na maioria dos municípios, especialmente no interior. Entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mesmo com a elevação da temperatura ao longo do dia, a tarde tem sensação de frio. Já no Paraná a tarde tem temperaturas mais agradáveis.

CENTRO-OESTE - Na quarta, algumas pancadas bem isoladas de chuva ainda atingem o Mato Grosso e Goiás, onde a nebulosidade é maior. Já em boa parte do Mato Grosso do sul, com o avanço de uma nova massa de ar o tempo fica firme e o sol volta a aparecer entre nuvens, somente no norte do Estado ainda há condição para algumas pancadas de chuvas, principalmente no inicio do dia.

Na quinta, a frente fria ainda na costa do Sudeste, organiza instabilidades entre Goiás e o Mato Grosso, causando pancadas de chuvas mal distribuídas e de baixo acumulado, mas que ocorrem juntamente de trovoadas. Já no Mato Grosso do Sul o tempo fica firme e o sol predomina não longo do dia.

NORDESTE - A umidade que vem do mar gera nebulosidade sobre a faixa litorânea da região Nordeste ao longo da quarta. Algumas pancadas de chuvas fracas e de baixo acumulado ocorrem intercaladas com períodos de melhoria e atingem o norte do Maranhão e do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e a faixa leste entre o litoral norte da Bahia e a Paraíba.

Na quinta, uma frente fria sobre o oceano, na altura do sul da região, faz as chuvas ganharem intensidade sobre o litoral sul da Bahia, aumentando o risco para temporais e trovoadas.  Chove de forma isolada entre o litoral do Ceará e o norte do Maranhão. Já no interior do Nordeste, o tempo se mantém seco e com variação de nebulosidade.

NORTE - Na quarta as instabilidades voltam a causar chuvas e trovoadas em Rondônia, boa parte do Amazonas e no Acre, além do norte do Pará, Amapá e Roraima. Somente no Tocantins e no sudeste do Pará, o tempo se mantém firme e com predomínio de sol entre nuvens. No decorrer do dia as temperaturas se elevam rapidamente e a sensação é de calor desde o inicio da manhã.

Na quinta as pancadas de chuvas associadas às instabilidades tropicais voltam a se concentrar entre o norte e oeste do Amazonas, norte do Pará, Roraima e Amapá. Há risco para temporais isolados. No Tocantins e em Rondônia o tempo fica seco e o sol aparece junto de pouca nebulosidade ao longo do dia.

Fonte: Rural BR