Começou a disputa por uma vaga na grande decisão da Copa do Brasil 2020. Nesta quarta-feira (23), Grêmio e São Paulo se enfrentaram pelo jogo de ida da semifinal, com o time gaúcho vencendo por 1 a 0. Diego Souza fez o único gol da partida realizada na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
Com o resultado, o Imortal vai para o confronto da volta com a vantagem do empate para garantir vaga na final. Já o time paulista precisa vencer por dois gols de diferença para se classificar. As equipes voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira (30), às 21h30, no Morumbi.
O jogo
O primeiro tempo em Porto Alegre começou bem movimentado para Grêmio e São Paulo. Os visitantes tomaram a iniciativa de partir para o ataque e pressionaram nos primeiros minutos. Mas o Tricolor Gaúcho não demorou para também aparecer com força na partida.
Aos nove minutos, após falta de Bruno Alves em Diego Souza, a bola foi lançada na área e Victor Ferraz desviou para o fundo das redes. No entanto, Diego Souza participou da jogada em posição irregular, e o gol acabou anulado.
Depois, a equipe paulista respondeu em chute de fora da área de Daniel Alves, que passou por cima da meta defendida por Vanderlei. O jogo seguiu bem disputado, com os dois times marcando forte e com uma nova chance de gol somente aos 32 minutos.
Pelo lado gremista, após roubada de bola, Pedro Geromel ficou com a sobra na entrada da área e tentou o chute por cobertura, que acabou saindo por cima do gol. Já o São Paulo chegou com perigo novamente aos 38, quando Juanfran deu bom passe para Gabriel Sara, parado em boa defesa de Vanderlei.
Os ânimos voltaram mais calmos para o segundo tempo do confronto, e as equipes conseguiram criar mais chances de gol. Nos primeiros minutos, o São Paulo chegou perto com Brenner, que não alcançou bom cruzamento de Daniel Alves na área. Depois, Luciano puxou boa jogada, onde tabelou com Gabriel Sara, Luan e Daniel Alves, e recebeu de volta na grande área para finalizar.
No entanto, o chute saiu por cima do gol. O Grêmio, se defendendo, foi efetivo na primeira oportunidade criada. Aos 17 minutos, Ferreirinha fez boa jogada individual pela linha de fundo, se livrou da marcação e mandou a bola na área. Tiago Volpi afastou o perigo com um tapa, Pepê não finalizou, mas Diego Souza não desperdiçou a sobra e mandou para o fundo das redes: 1 a 0.
Em vantagem, o time da casa quase marcou mais um aos 23. Jean Pyerre cobrou falta buscando o ângulo de Volpi, que se esticou para tentar alcançar e viu a bola passar rente a trave. Segurando as investidas dos visitantes até o apito final, o Tricolor Gaúcho administrou o resultado e garantiu a vantagem mínima para o confronto da volta entre as equipes.
Foto: Fernando Alves / AGIF