PopMundi

Simpósio de Fitoterápicos e Nutracêuticos orienta nutricionistas

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

05/09/2019

O Farmacêutico Bioquímico Luís Fernando Moreira, um dos mais renomados do país, esteve em Franca durante o 1° Simpósio de Prescrição de Fitoterápicos e Nutracêuticos na Nutrição. O evento reuniu dezenas de profissionais que atuam em Franca e região nas áreas de nutrição esportiva, pediátrica e clínica.

Organizado pela Farmácia de Manipulação NatuOrallis, o simpósio teve como objetivo capacitar as nutricionistas e mostrar as mais diversas opções na hora de prescrever fitoterápicos ou nutracêuticos. “Este mercado está crescendo de forma muito acelerada e isso gera dúvidas. Para poder esclarecer e preparar os nutricionistas, nós decidimos oferecer esse simpósio, até porque um curso nesta área só existe nas grandes capitais”, disse Willian Oliveira, Gerente Executivo da Naturallis, empresa que atua há 20 anos em Franca.

Durante o encontro as participantes receberam indicações de combinações de substânciais naturais que auxiliam num tratamento individual. O processo, aliado a escolhas alimentares inteligentes, poderá auxiliar em uma mudança no estilo de vida, por completo, do paciente. “Este evento foi maravilhoso. Eu já indico a medicação manipulada e os nutracêuticos, porém, agora vi que existem muitas outras opções que podem auxiliar, por exemplo, no processo de emagrecimento e ao mesmo tempo no controle das emoções, no estresse e os efeitos psicológicos ficam mais normalizados”, disse Raphaela Meneguetti Miguel, Nutricionista.

Profissionais de várias empresas participaram da capacitação / Foto: Divulgação

E encontro teve duração de três horas. As nutricionistas conheceram os mais diversos tipos de ativos e produtos que estão no mercado e oferecem benefícios saudáveis para pacientes que estão em processo de emagrecimento.

“Sabemos que a obesidade é uma doença crônica, e para a  pessoa que precisa perder peso atingir os objetivos, o profissional da nutrição precisa atuar em diversos pontos. Mas antes ele precisa entender o que usar, quando usar, o quanto usar e o que esperar da substância prescrita. Fazendo isso e atuando em outros aspectos como: sedentarismo, melhora na alimentação e na saúde intestinal, o emagrecimento será, com certeza, mais eficaz e duradouro para o paciente”, avaliou Luís Fernando Moreira.

Especialistas discutiram sobre o tema na cidade / Foto: Divulgação 

“As farmácias de manipulação que são sérias oferecem uma gama muito grande de medicamentos em potencial que trazem mais benefícios a saúde e menos efeitos colaterais para o paciente. O impacto psicólogo da medicação natural auxilia no movimento de busca por hábitos mais saudáveis de vida”, acrescentou Luís Fernando.

“Foi um encontro muito importante para nós. Vi a importância de solicitar exames hormonais e depois prescrever a substância correta. Os resultados serão mais assertivos”, disse Deise Borges, que atua a nove anos na área de nutrição esportiva em Franca.

Durante o simpósio a nutricionista clínica, Flávia Rodrigues Gonçalves percebeu que poderá implantar variações no tratamento de alguns pacientes. “Minha especialidade é no tratamento de pessoas com diabetes. Muitas fórmulas passadas eu já conhecia, mas algumas combinações não. Vou poder trabalhar isso com eles porque quanto mais natural for o tratamento, melhor”, disse Flávia.

Simpósio contribuiu na melhoria de atividades em Franca / Foto: Divulgação

“Este encontro foi sensacional. Vai ser bem diferente na hora de escolher um manipulado, pegar um paciente que começou uma nova alimentação e fazer todo o ciclo circadiano dele funcionar corretamente. Detectar as falhar e ajustá-las da forma correta vai ser demais”, finalizou Camila Fernandes de Oliveira, Nutricionista Esportiva.