Depois do Instagram, agora é o Facebook que pode deixar de exibir o número de curtidas e reações de cada publicação. Há informações já confirmadas de que os testes para a mudança no Facebook começaram a ser feitos. Assim como aconteceu com o Instagram, a retirada das informações sobre curtidas e reagidas deve ser feita aos poucos, para que a rede sinta a aceitação dos usuários.
Vale lembrar que a mudança na rede social de fotos começou em julho. Na ocasião, a equipe de Mark Zukerberg, dono das duas redes, afirmou que a intenção da mudança era evitar o sentimento de inferioridade de alguns usuários e eventuais competições por curtidas em posts.
A ideia principal é fazer com que os seguidores considerem o conteúdo que é compartilhado e não a quantidade de curtidas de cada post, Com a mudança, somente o dono do perfil do Instagram tem acesso aos números da publicação. Assim será também com o Facebook.
Outra plataforma que anunciou mudanças com relação às informações que disponibiliza é o YouTube, que pertence ao Google. Na semana passada, a rede anunciou que começaria, já nos próximos dias, a ocultar detalhes do número de inscritos de cada canal - só o dono da conta terá acesso a essas informações.
Em uma publicação sobre a mudança, na Central de Ajuda do Youtube, a explicação é semelhante à dada nas redes de Mark Zukerberk: a ideia é ajudar os criadores a focar em contar suas histórias e experimentar menos pressão pelos números.