PopMundi

Médico alerta sobre cuidados para evitar a pressão alta; Ouça!

Autor: Mirellem

Fonte:

25/04/2019

Comemorado em 26 de abril, o Dia Nacional de Prevenção à Hipertensão Arterial dá espaço para que números alarmantes sejam discutidos na saúde pública brasileira. Em torno de 30% dos adultos brasileiros têm pressão alta. Apenas metade dessa quantidade é diagnosticada e tratada corretamente. 

Cerca de 40 milhões de pessoas sofrem com a hipertensão no Brasil. Essa é uma das causas mais recorrentes de quadros como infarto do miocárdio, AVC, aneurisma e insuficiência cardíaca, responsáveis por um terço das mortes no Brasil. O paciente é considerado hipertenso quando sua pressão é maior ou igual a 14 por 9 mmHg na maior parte do dia.

O médico, Rui Pereira Caparelli de OlivieraDiretor Científico da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo Regional Franca, explicou em entrevista pela Rádio Imperador e portal Pop Mundi que "a hipertensão ela acontece pelo aumento da pressão dos vasos dentro do corpo e pode afetar vários órgãos". 

Boa alimentação, exercícios e exames de rotina ajudam na prevenção / Foto: Reprodução

O especialista ainda lembrou que "é um problema de saúde pública porque na maioria das vezes não se tem um sintoma específico da hipertensão sendo uma doença silenciosa. Hora que o paciente vai ver já tem comprometimento renal, cardiáco e ou cerebral". 

Entre os cuidados que se deve tomar para prevenir, Rui alerta sobre "tem vários fatores de risco para a hipertensão, entre eles, é o excesso de sal que é o principal, o que a gente tem de recomendação é o consumo de menos de 2 gramas por dia e o brasileiro tem o consumo médio de 11 gramas então é muito maior que o recomendado". 

Ouça a entrevista: 

Além dos cuidados com boa alimentação, evitar consumo de sal, cigarros e bebibas alcóolicas. A prática de exercícios físicos é essencial e uma avaliação médica periódica é a principal tática para se deixar a pressão nos níveis ideais.