Brasil vai perder certificado de país livre de sarampo

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

21/03/2019

O Brasil vai perder o certificado de país livre do sarampo concedido pela Organização Pan-Americana de Saúde, a Opas. Isso porque, o Ministério da Saúde tem confirmado casos da doença no Brasil há 12 meses e esse é o critério para que o comitê internacional retire o certificado.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o primeiro registro de pessoa infectada por sarampo dentro do território brasileiro ocorreu em 19 de fevereiro de 2018. E, no último dia 23 de fevereiro, o Ministério da Saúde comunicou um novo caso da doença no Pará, completando, assim, um ano de circulação do vírus do sarampo no Brasil.

Vale lembrar que o país viveu um surto da doença no ano passado, com mais de 10 mil casos registrados, especialmente no Amazonas e em Roraima e, em sua grande maioria, atribuídos à importação, já que o sorotipo do vírus é o mesmo que circula na Venezuela.

Este ano, até o último dia 19 de março, 48 casos de sarampo no Brasil foram confirmados em laboratório. Deles, 20 estão relacionados a casos importados e 28 a casos endêmicos, ou seja, oriundos de dentro do território nacional. Desses 28 casos, 23 foram no Pará e cinco, no Amazonas.

O Ministério da Saúde anunciou que vai trabalhar para retomar o certificado de país livre de sarampo nos próximos 12 meses.