A Rede Record foi condenada a pagar R$ 30 mil de indenização a Suzane Von Richtthofen por filmá-la sem autorização dentro do presídio e está proibida de captar novas imagens da detenta. Em sentença divulgada nesta segunda-feira, 19, o juiz Danilo Mansano Barioni, da 21ª Vara Cível de São Paulo, diz que a exibição foi sensacionalista.
Suzane foi à Justiça alegando que as imagens de dentro do presídio foram exibidas sem sua autorização e que, com isso, a emissora invadiu sua privacidade, violou seu direito de imagem e lhe causou dano moral. As reportagens foram veiculadas no 'Domingo Espetacular' e reprisadas no 'Jornal da Record' e 'Cidade Alerta' em outubro de 2012, em referência aos dez anos do crime.
De acordo com a sentença, "não faz parte da pena imposta à autora ser filmada, sem sua ciência e autorização, e ter sua imagem veiculada como fez a ré com direitos a comentários esdrúxulos". O juiz considerou a captação e exibição das imagens ilegais. "Presos não são atrações para serem fotografados ou filmados, exibidos e comentados, ao menos não sem autorização expressa", escreveu.
Os advogados de Suzane também pediram para que a Record não fizesse mais reportagens sobre o caso, mas o juiz negou. "O interesse jornalístico, ainda que tais fatos tenham ocorrido há algum tempo, parece a mim evidente".
Fonte: Portal Comunique-se