Motor de três cilindros garante bom desempenho ao Fox Bluemotion

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

18/08/2013
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Dizem que o cão é o melhor amigo do homem. Mas, se houvesse uma votação para eleger o melhor amigo do bolso, o Volkswagen Fox BlueMotion 1.0 flex seria um forte candidato. Essa versão do modelo, que chegou recentemente ao mercado, traz como principal novidade o moderno motor EA211, um três cilindros compacto e leve que consegue proporcionar boas respostas em desempenho, consumo e emissão de poluentes. O carro "conversa" com o motorista, dando as dicas de como economizar combustível, proporcionando números impressionantes.

A Volkswagen escolheu o Fox BlueMotion para introduzir em sua linha o novo motor de três cilindros, que em breve vai equipar também o compacto up!. É o segundo modelo de produção nacional a sair de fábrica com esse tipo de motorização, já que o primeiro foi o Hyundai HB20. Mas o Fox BlueMotion traz ainda um completo pacote que visa principalmente a economia de combustível e que chega para mudar o conceito de que carro com motor 1.0 tem desempenho limitado. SEM TANQUINHO Para conseguir bons resultados com o novo motor, a VW usou alumínio em sua construção, reduzindo peso e otimizando seu funcionamento. O conceito BlueMotion traz, além do novo motor, sistema de partida a frio que dispensa o uso do tanquinho reserva, já que o combustível passa por uma câmara de pré-aquecimento antes de ser injetado. O sistema entra em funcionamento sempre que a temperatura ambiente está abaixo de 17,5 graus. Os pneus são chamados de verdes, na medida 175/70, pois trazem em sua composição componentes que ajudam a reduzir a resistência ao atrito, favorecendo a performance. O modelo traz ainda componentes estéticos diferenciados, como a grade dianteira com novo desenho, que melhora a aerodinâmica e também ajuda a economizar combustível.

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DICAS Mas o detalhe interessante do Fox BlueMotion 1.0 são as dicas fornecidas por meio do computador de bordo. A parceria com o motorista começa ao dar a partida, quando o sistema lembra que é preciso pisar na embreagem para fazer o motor funcionar. Isso ocorre para evitar que o motor seja colocado em funcionamento com uma marcha engrenada. E basta sair com o carro para que novas mensagens surjam no painel, sempre visando a economia de combustível. Se os vidros estão abertos, ele recomenda que sejam fechados, para diminuir a resistência ao ar. Se o motorista acelera com o carro parado ou força a arrancada, leva um puxão de orelha, pois o sistema alerta que é bom evitar esse tipo de situação. E, para completar, o computador indica qual a melhor marcha a ser engatada para otimizar o consumo.

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CONSUMO Se o motorista ouvir os conselhos do carro, certamente vai se surpreender com a economia de combustível. Rodando com o Fox em um circuito misto na cidade, mesclando corredores com trânsito rápido e áreas com topografia mais acidentada, o computador de bordo apresentou consumo variando de 9km/l a 11,5km/l com etanol e cerca de 13km/l com gasolina. Na estrada os números são ainda melhores: 20km/l com gasolina e 16km/l com etanol. Resultados bem melhores do que a média de outros modelos equipados com motor 1.0 de quatro cilindros. PERFORMANCE E para os que se decepcionaram com o Fox 1.0 flex quatro cilindros, com desempenho bem limitado, o três cilindros chega para mudar a história. O carro apresenta boa performance tanto na cidade quanto na estrada, com bom torque em baixas rotações, proporcionando arrancadas rápidas e retomadas de velocidade eficientes, com segurança. O hatch é esperto. Nem parece um 1.0. O câmbio, com relações alongadas, contribui para o bom desempenho, além de ter engates precisos. É um carro mais durinho, já que o ajuste das suspensões privilegia a estabilidade em detrimento do conforto. A direção foi bem calibrada, garantindo tranquilidade nas manobras e segurança em velocidades mais elevadas. LIMITADO O hatch compacto da VW é uma opção interessante para quem procura economia em um carro bem equipado. O espaço interno é limitado, mas o acabamento é de boa qualidade, com montagem dos componentes benfeita. Os bancos dianteiros estreitos não são muito confortáveis, mas o do motorista conta com ajuste de altura. O traseiro tem cinto central abdominal. É um compacto com visual atualizado e bom pacote de equipamentos.

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FICHA TÉCNICA » MOTOR Dianteiro, transversal, de três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, 12 válvulas, com potências máximas de 75cv (gasolina) e 82cv (etanol) a 6.250 rpm e torques de 9,7kgfm (gasolina) e 10,4kgfm (etanol) a 3.000rpm

» Transmissão Tração dianteira, câmbio manual de cinco marchas » Suspensão/Rodas/Pneus  Dianteira, independente, McPherson e barra estabilizadora; traseira, interdependente, com braço longitudinal/ 5x14 polegadas em aço/ 175/70 R14 » Direção Tipo pinhão e cremalheira, com assistência eletro-hidráulica » Freios Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira » Capacidades Peso, 993kg; tanque, 50 litros; de carga (passageiros e bagagem), 440kg

EQUIPAMENTOS

» De série Freios ABS com EBD, spoiler traseiro, airbag duplo, banco do motorista com ajuste de altura, terceira lanterna de freio, cintos de segurança automáticos de três pontos na frente com tensor e ajuste de altura, direção eletro-hidráulica, imobilizador eletrônico, entre outros. Foto: Divulgação Foto: Divulgação

» Opcionais Retrovisores externos e vidros elétricos, alarme com imobilizador eletrônico, rede e iluminação no porta-mala, ar-condicionado, destravamento elétrico da tampa traseira, luz indicadora de direção nos espelhos retrovisores, chave canivete com controle remoto, travamento central com controle remoto por radiofrequência e acionamento interno, banco traseiro corrediço e com terceiro apoio de cabeça, faróis e lanternas traseiras de neblina e sensor de estacionamento traseiro. QUANTO CUSTA? O VW Fox BlueMotion 1.0 flex tem preço inicial de R$ 32.590, mas com todos os opcionais chega a R$ 43.013.