Brasileiros e estrangeiros de outras 60 nacionalidades vão precisar de autorização para entrar em países que fazem parte da União Europeia. O Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem foi aprovado pelo parlamento europeu, e passa a valer em 2021.
Não só brasileiros, mas canadenses, americanos, australianos e latino-americanos, precisarão preencher um formulário eletrônico com dados pessoais, informações de passaporte e sobre o país que querem visitar.
Essa autorização será válida por três anos e tem o custo de sete euros, que na atual cotação da moeda seria cerca de R$ 32. Menores de até 18 anos e idosos não precisam pagar.
De acordo com o parlamento, a autorização foi criada para comparar as informações de cada cidadão e identificar se essas pessoas possuem algum tipo de risco de migração irregular ou de segurança para o país.
Caso seja detectado algum tipo de risco por meio do sistema de autorização, o pedido será processado manualmente. A decisão deve durar até quatro semanas. Se a resposta for negativa, o solicitante tem direito a uma justificativa e também pode recorrer à decisão.
As informações são da Agência do Rádio.