9 de Julho é marcado por homenagens aos Voluntários de Franca

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

09/07/2018

Em Franca (SP), foi realizada nesta segunda-feira (9) a cerimônia em homenagem póstuma aos ex-combatentes da Revolução Constitucionalista de 1932. A data é considerada feriado em todo o estado de São Paulo.

Tiro de Guerra participou do ato em homenagem aos ex-combatentes (Foto: Pop Mundi)

O ato aconteceu em frente ao Monumento do Soldado Constitucionalista construído em espaço da praça 9 de Julho. Mesmo com a ausência do prefeito Gilson de Souza (DEM), autoridades ligadas às secretárias de Esportes, Artes, Cultura e Lazer partiparam da solenidade que também contou com familiares dos chamados Voluntários de Franca.

Suzana Abdala Freitas lembrou o pai José Abdala que serviu na revolução e foi a inspiração para compor o hino oficial aos voluntários francanos. “Meu pai foi voluntário e fiquei muito emocionada. Fiz primeiro a música e depois a letra. Depois foi promulgado e hoje é obrigatório ser tocado em todas as ocasiões do 9 de Julho”, explicou Suzana.

Além dos familiares, a cerimônia contou com membros do Tiro de Guerra, Polícia Militar, Guarda Municipal e Associação Banda Musical.

Dentre as homenagens, houve a colocação de uma coroa de flores no Monumento pelos soldados da Polícia Militar, execução do toque de silêncio pelo músico Jair Paes Leme e execução da salva de tiros pelos atiradores do Tiro de Guerra.

A Revolução completa 86 anos e, dos combatentes francanos que estiveram nas frentes de batalha, nove deles morreram em combate: Adriano Cintra, Arnaldo de Vilhena, Hermes de Moura Borges, Jayme Barbosa , João Batista de Araújo, José Ferreira, José Rufino, Mário Masini e Otacílio Dias Fernandes

Conhecida também com Guerra Paulista, a Revolução de 32 foi o movimento armado ocorrido no estado de São Paulo, entre julho e outubro daquele ano, que tinha por objetivo derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte.

HINO AOS VOLUNTÁRIOS DE FRANCA

Música e Letra de Suzana M.A. de Freitas

Cantor: Saulo Couto (Tenor)

I

Nessa Pátria querida

Liberdade é a chama viva

A Justiça é a luz divina

Esperança é Estrêla Guia (bis)

 

Jovens Heróis vão a luta

Sonham com a paz e a verdade

Glória foi servir à Pátria

Momentos de eternas vitórias

II

Miragaia - Liberdade é Fé

Martins - Justiça e Amor

Dráusio - Coragem e Esperança

Camargo - Vida, Paz e Harmonia

 

Hino oficial para a cerimônia de 9 de Julho, na comarca de Franca, conforme Lei 5.372 de 26 de Junho de 2000. 

Fotos: Pop Mundi