A ação de vândalos deixou um rastro de destruição após os ataques registrados no prédio da Casa da Cultura e também em estátuas do patrimônio histórico da cidade na Praça Carlos Pacheco, no Centro, de Franca.
O caso aconteceu na madrugada de terça-feira (26) quando os funcionários chegaram para trabalhar encontraram um dos vidros do prédio da Casa da Cultura quebrado e sujo com tinta.
Os monumentos instalados na Praça Carlos Pacheco também foram alvos dos criminosos. A “Águia” que é um símbolo em homenagem aos artistas francanos teve a cabeça e as asas quebradas, além da estrutura pichada.
O “Pensador” que é uma das obras mais populares também foi completamente suja com tinta preta. A depredação ainda atingiu a fonte que fica instalada no centro da praça.
“É uma situação muito lamentável, a gente trabalha para deixar a cidade limpa, mais bonita e organizada, e chegando aqui a gente depara com os monumentos do Pensador tudo jogado tinta, e a Águia tudo quebrada. Muito triste mesmo” disse o secretário de cultura, Elson Boni.
A região foi estrategicamente escolhida como referência para desenvolvimento dos projetos na área da cultura. No local, são oferecidas capacitações, oficinas e atividades aos artistas da cidade e da região.
Após a ação dos vândalos, um apelo foi feito para que a população denuncie e contribua na conservação do patrimônio público.
“A gente precisa conscientizar para que as pessoas não façam isso. É uma forma de fiscalizar para que possa nos ajudar a cuidar mais da cidade” concluiu.
Ouça a entrevista: