Ônibus poderão ser equipados com câmeras em Franca

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

23/06/2018

As diversas alternativas para a melhoria na segurança dos transportes públicos têm sido alvo de preocupação para os gestores em diversos municípios do país. Em Franca (SP), a situação não é diferente, principalmente com as reclamações de quem utiliza dos ônibus na cidade.

Por isso, algumas medidas já estão sendo discutidas entre vereadores e outras autoridades, já que a cidade possui uma das passagens mais caras do Brasil, atuais R$ 4,10 e o conforto está muito abaixo do oferecido em outros municípios. Em Juiz de Fora (MG), por exemplo, o sistema de monitoramento por câmeras de segurança já é adotado em toda a frota do transporte coletivo.

Visando as melhorias, uma indicação foi feita para que o projeto existente na cidade mineira, possa também ser implantado para os francanos. De acordo com o vereador Tony Hill (PSDB), tanto a empresa como os usuários serão beneficiados.

“Creio que aqui será um salto de qualidade muito grande para trazendo mais segurança, mais conforto. A empresa com certeza vai obter lucro com isso, pois em casos de vandalismo, fogo em ônibus, então para identificar essas pessoas e até mesmo aqueles que entram nos ônibus e de repente praticam até o assédio sexual, então vai beneficiar a todos”, disse o parlamentar.

O vereador ainda explicou que nem todos terão acesso às imagens que são lacradas e só serão violadas em casos de crimes.

“Só quem poderá romper esse lacre no caso será a Emdef (Empresa Municipal para Desenvolvimento de Franca) ou as polícias Militar e Civil, fora isso, o munícipe ou o funcionário da empresa de ônibus não terão acesso”, explicou Tony Hill.

Ainda segundo o tucano, o projeto não vai ter custos para os cofres públicos e garantiu que o gasto será mínimo para a empresa, já que consultou valores do sistema implantado pelos mineiros.

A indicação será encaminhada à Prefeitura para que na próxima renovação do contrato de licitação com a empresa, o novo sistema passe a funcionar.