As baixas temperaturas registradas nos últimos dias tem causado o aumento na procura pelo Abrigo Provisório, em Franca (SP). O espaço atende em média 80 pessoas diariamente, mas com a fila de espera, esse número pode passar dos 100 atendimentos.
De acordo com a coordenadora Elisângela Imaculada Barbosa de Oliveira, no segundo semestre de 2017, ao menos 12 pessoas permaneciam em uma espera por uma vaga no abrigo e a procura aumentou consideravelmente nos primeiros meses deste ano, sendo hoje 22 o número de moradores em situação de rua que buscam o acolhimento da casa que há quatro anos presta vários atendimentos na cidade.
Em entrevista ao repórter Thiago Garcia, pelo Pop Mundi e Rádio Imperador, a coordenador ainda atribui outros fatores para o aumento da fila de espera. “Não posso atribuir apenas ao frio. Estamos tendo uma procura muito grande. Desde janeiro deste ano tem aumentado a média de busca pelo serviço, a demanda espontânea. A gente vê que ao longo do tempo, conforme está a situação que o Brasil tem passado, desemprego em geral, isso reflete muito também no município. Então pessoas que estão desempregadas, foram despejadas, temos um quadro muito crítico nesse sentido”, explicou.
Outro fator importante e não menos preocupante é o alcoolismo. Ainda segundo Elisângela, a situação é conferida através das próprias histórias contatadas por que um dia teve um lar e hoje está em situação de rua. “Muitas vezes essa pessoa não consegue ajudar no sustento da família, começa a fazer o uso do álcool. O desemprego vem e aí bate o desespero e vai para o álcool mesmo e outras drogas também, infelizmente”, ouça abaixo:
No local, os desabrigados podem passar o dia todo no Abrigo e receber os serviços de ressocialização com pedagogos, psicólogo, assistente social, terapeuta e oficinas.
Os interessados em ajudar o Abrigo Provisório a manter os serviços, podem procurar os responsáveis que precisam de doações de roupas, principalmente masculinas. Além das vestes, o Abrigo também necessita de alimentos como leite em caixa, litros de óleo, entre outros.
Para mais informações é possível se dirigir ao Abrigo que fica na Avenida Dom Pedro I, 5549, na Vila Gosuen, ou pelo telefone 3703-0666.
Fotos: Arquivo/ Abrigo Provisório