O vereador Adermis Marini (PSDB) defende que o projeto da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) de Franca, de transformar gás produzido no esgoto em combustível, seja ampliado, aumentando assim os benefícios da iniciativa.
O projeto é desenvolvido pela Sabesp local em parceria com um grupo europeu. Foi construída uma estrutura que processa e transforma o gás do esgoto em biometano, um combustível com 98% de pureza.
Os carros da companhia, cerca de 200, já estão sendo abastecidos com biometano, economizando recursos da Sabesp e beneficiando o meio ambiente, por se tratar de um combustível ecologicamente sustentável.
Para Adermis, a ação é tão positiva que poderia ser extensiva à frota de veículos da Prefeitura de Franca, compartilhando a iniciativa da Sabesp com o município, proporcionando diminuição considerável de gastos aos cofres públicos e preservando o meio ambiente.
“O que a Sabesp está fazendo é excepcional e vejo com bons olhos que a ideia seja encampada pela Prefeitura, que tem uma frota grande de veículos e poderá surgir como uma grande beneficiária e incentivadora do projeto”, disse o vereador.